A empresa EntoGreen, especialista no desenvolvimento de soluções biotecnológicas para a produção de proteína animal e fertilizantes orgânicos, inaugurou esta terça-feira, 31 de maio, a sua nova Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D), situada na Zona Industrial de Santarém.
O novo centro de I&D integra um plano de investimento que inclui uma unidade bioindustrial que a empresa está a implementar em Santarém, que representa um investimento total de 13,7 milhões de euros e criará cerca de 60 postos de trabalho.
A EntoGreen deu os primeiros passos no combate ao desperdício alimentar, constituindo um exemplo de economia circular no setor agroalimentar, através de uma abordagem inovadora na utilização de insetos como ferramenta de bioconversão, convertendo subprodutos agroindústrias alimentares (que teriam como destino o aterro ou compostagem), em fertilizantes orgânicos e produtos para alimentação animal.
A nova unidade de I&D permitirá à empresa continuar a desenvolver conhecimento na utilização de insetos para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para a afirmação nacional deste setor ao nível europeu e sendo uma ferramenta essencial que permitirá à EntoGreen manter-se no topo da tecnologia de produção de insetos.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que destacou a importância desta nova unidade no futuro de Santarém, para o seu desenvolvimento e internacionalização.
O autarca felicitou a administração da EntoGreen, na pessoa do seu líder, Daniel Murta, a quem chamou de "um líder da mudança" que "soube com audácia antecipar o futuro e tornar este sonho numa realidade". "Santarém agradece a vossa capacidade de concretização”, concluiu.