PUB

chamusca monologos penis

PUB

insantarem2022

PUB

cortes2022

PUB

clickaporta

PUB

 PUBpiscinas 2022

 PUBfestas mocarria 2022

Economia

O conselho de administração da empresa municipal Águas de Santarém aprovou a abertura de procedimento de aquisição de serviços de deteção de fugas de água com recurso a leitura através de imagem de satélite.

wshoppingSlide thumbnail

Em comunicado, a empresa explica que "o aumento da eficiência do uso da água é uma prioridade" e "insere-se na aposta da empresa de reduzir, de forma consistente e contínua, as perdas de água, com o objetivo de melhorar este importante indicador, aplicando as melhores e mais recentes metodologias nesta área".

Atualmente, a empresa dispõe de recursos que fazem a cobertura de toda a rede (cerca de 1.100 km de rede com quase 28.000 ramais), através de geofones, na procura de roturas de água e de atos ilícitos, sendo um método que encontra algumas dificuldades, quer seja pelo som ambiente, pela incerteza da localização exata das condutas e ramais ou, até, devido ao material da rede de abastecimento de água.

A Águas de Santarém quer assim investir em novas tecnologias que permitam aumentar a eficiência e eficácia deste parâmetro, apostando numa tecnologia bastante recente e praticamente inovadora em Portugal, que trata da deteção de fugas de água com recurso à leitura de água no solo com recurso a satélite.

O método consiste na recolha de imagens de satélite sobre a área do Concelho, através de tecnologia SAR (Synthetic-Aperture Radar ou Radar de Abertura Sintética), utilizando a frequência L-Band de 1.3GHz, às quais é aplicado, posteriormente, um algoritmo, por forma a detetar a presença de água, com adição de cloro, sob a superfície do terreno.



cimlt 2022

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

armyaqua

PUB

almeirim adocao

Quem está Online?

Temos 627 visitantes e 0 membros em linha