PUB

cm chamusca covid

PUB

clickaporta

PUB

banner cms in

PUB

castelo bode

 PUBaguas santarem 600x110

Economia

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) aprovou a abertura de um procedimento por concurso público para a reabilitação do Reservatório de São Bento, localizado na área do planalto, junto ao antigo Liceu, em Santarém.

Slide thumbnail

Esta obra, que tem um valor base para concurso de 500 mil euros, vai permitir, a par da reabilitação do estado de conservação do interior do reservatório, solucionar as roturas nas condutas adutoras e distribuidoras (em fibrocimento) que impactam, diretamente, nas interrupções de serviço, bem como contribuirá, significativamente, para a diminuição das perdas de água.

O projeto preconiza, em traços gerais, a reabilitação global do interior dos reservatórios, a substituição integral de todos os sistemas hidráulicos, nomeadamente instalação de tubagens em ferro fundido dúctil e aço inox (naquelas em contacto com a água), bem como a remodelação dos circuitos hidráulicos no exterior do reservatório, permitindo uma maior e mais fácil flexibilidade na gestão dos sistemas adutores e de distribuição, e, ainda, a substituição de portas e janelas no seu exterior.

Esta empreitada, conforme já previsto no Orçamento da AS para 2021, prevê também a preparação dos pisos intermédios do equipamento para receber o núcleo museológico da água, com exposição de equipamentos e com materiais multimédia para explicação do ciclo urbano da água e demonstração de todos os sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuais no concelho.

A fase de apetrechamento da parte pedagógica e turística, que será visitável por escolas e público em geral, nomeadamente como miradouro, foi já sinalizada para apoio com fundos comunitários, e será iniciada após a conclusão da intervenção técnica acima referida.

Durante o curso dos trabalhos, com um prazo de execução estimado de 300 dias, o abastecimento de água continuará a ser garantido através do Reservatório de São Bento.

O sistema de abastecimento de água à cidade de Santarém, em particular à área do planalto, é assegurado através do Reservatório de São Bento, que dispõe de dois reservatórios: um mais antigo, da década de 1930 e um mais recente, da década de 1960, cuja infraestrutura acusa sinais de degradação.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 811 visitantes e 0 membros em linha