PUB

cm chamusca covid

PUB

clickaporta

PUB

cms visitestr

PUB

castelo bode

 PUBaguas santarem 600x110

Economia

A edição de 2021 da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que tem como tema a água, abriu as portas esta quarta-feira, 9 de junho, e decorre até domingo, 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Slide thumbnail

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que visitaram o evento.

A responsável da pasta da Agricultura afirmou que Portugal, que preside ao Concelho da União Europeia até final de junho, terá nos próximos 7 anos 9.400 milhões de euros para tornar a agricultura portuguesa mais competitiva, mas também mais eficiente nos seus recursos nomeadamente na renovação de maquinaria, na utilização eficiente de água e na transição tecnológica e digital. “Queremos garantir uma utilização de meios mais eficaz e disponibilizar o que é necessário de acordo com cada processo”, disse Maria do Céu Antunes.

Quanto à reforma da PAC, Portugal vai tentar concluir as negociações ainda neste semestre”, adiantou ainda a governante.

O detentor da pasta de Economia, realçou o desempenho da agricultura portuguesa no último ano em tempos de pandemia e considerou o sector indispensável, nomeadamente pela forma como exporta para todo o mundo.
Para Siza Vieira, a realização da Feira Nacional de Agricultura é um exemplo na retoma da atividade económica, este ano também com uma plataforma digital, que permite multiplicar contactos e chegar a todo o país.
O 1º dia de feira também ficou marcado por vários debates. No Seminário “A Importância da Água na Agricultura” apresentou-se “O Uso da Água em Portugal”, estudo realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a “Estratégia Nacional para o Regadio”, assim como o “Potencial de Desenvolvimento para um Regadio Eficiente”.

No debate dedicado aos Jovens Agricultores, destacaram-se temas como a “Comunicação do Sector Agrícola”, as “Energias Renováveis” e a sua “Eficiência e Sustentabilidade”.

Na “Sessão de Esclarecimento com a Autoridade para as Condições de Trabalho” alertou-se para a Prevenção da Covid 19 em Explorações Agrícolas e Formação Obrigatória para a condução de tratores.

Ao final da tarde, Rui Rio, Presidente do PSD, visitou o evento e tomou conta da realidade de várias empresas e instituições que expõem na FNA21.

A Feira Nacional de Agricultura pode ser visitada, presencialmente, entre as 10h00 e as 22h30, ou na internet em www.efna.pt.

Consutte o progframa AQUI.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

Anuncio AR Chamusca

PUB

almeirim sopapedra

Quem está Online?

Temos 527 visitantes e 0 membros em linha