PUB

banner chamusca covid mata

PUB

cms covid 2021b

Economia

Para o bem ou para o mal, a publicidade é um dos grandes motores da economia em todo o mundo. Deparámo-nos com anúncios de manhã à noite. Eles estão lá quando lemos o jornal, quando ligámos a televisão, ou quando consultámos a Internet.

Slide thumbnail

Alguns apelam às nossas emoções, outros são mais práticos e concisos, e outros fazem uso de grandes personalidades do desporto, do cinema e da televisão.
Do ponto de vista das empresas, a publicidade constitui uma ferramenta fundamental de crescimento económico. Sem ela, grandes marcas não teriam a mesma reputação internacional, grandes campanhas promocionais passariam despercebidas, e potenciais milhares ou mesmo milhões de novos clientes seriam deixados de parte. Basta olhar à nossa volta para percebermos que a publicidade é uma parte inapagável das nossas vidas. Mas após a conclusão do atípico ano de 2020, quais foram as empresas que de facto mais investiram em publicidade em Portugal?

Os reis da publicidade de 2020
O ano passado foi extremamente complicado para quase todas as pequenas e médias empresas portuguesas. As multinacionais também sofreram com a nova realidade socioeconómica mundial, mas foram os negócios locais de pequena e média dimensão que mais "sentiram na pele" o impacto do conturbado período que ainda hoje vivemos. Algumas não resistiram mesmo e foram forçadas a declarar insolvência, enquanto que outras registaram perdas históricas.

Números históricos para a publicidade portuguesa
Mesmo perante todas estas dificuldades, algumas empresas portuguesas destacaram-se pelo elevado investimento em publicidade. Em 2020, o rei dos anúncios foi mesmo o Continente, que contabilizou um investimento superior a 334 milhões de euros em anúncios. A popular rede de supermercados portuguesa foi a mais gastadora de todas as marcas do mercado nacional, depois de no ano passado ter sido a 4.ª marca que mais investiu em publicidade em Portugal.
Em segundo lugar surge a Altice, com um investimento em publicidade próximo dos 322 milhões de euros. A empresa de origem holandesa é uma das marcas de telecomunicações de maior destaque em território nacional, e o segundo maior anunciante português de 2020.
Algumas das subsidiárias da Altice em Portugal incluem marcas bastante conhecidas dos portugueses, como a MEO, o SAPO, ou a Multicert.
No terceiro lugar da lista encontra-se a European Home Shopping. Associada ao Grupo Marktest, a European Home Shopping foi mesmo o maior anunciante português de Janeiro de 2020 e investiu cerca de 295 milhões de euros em publicidade ao longo do ano passado. Uma empresa ainda pouco conhecida pelos portugueses, a European Home Shopping oferece serviços de divulgação publicitária e controla uma respeitável percentagem do mercado de televendas em Portugal.
Unilever e Procter & Gambler também integram a lista
A fechar o top 5 de empresas portuguesas que mais gastaram em publicidade em 2020 encontram-se a Unilever (cerca de 274 milhões de euros) e a Procter & Gambler (mais de 215 milhões). A Unilever é a terceira maior empresa de bens de consumo do mundo, ficando apenas atrás da Nestlé e da supracitada Procter & Gambler. Em Portugal, a Unilever é responsável pela distribuição de produtos como os refrigerantes Lipton Ice Tea, os gelados Ben & Jerry's, ou a farinha Maizena. São também responsáveis por produtos de higiene pessoal bastante populares, que incluem os desodorizantes AXE ou a TRESemmé.
Por sua vez, a norte-americana Procter & Gambler é responsável por marcas conhecidas de todos os portugueses, como a Tide ou a Oral-B.

Marketing digital e de conteúdo
No mundo digital, os conteúdos publicitários de 2020 ficaram marcados pela cada vez maior incisão no marketing digital personalizado e no marketing de conteúdo. Graças aos algoritmos avançados de marcas como a Google ou o Facebook, os anunciantes digitais possuem um acesso privilegiado aos seus potenciais clientes através da Internet. Com a ajuda de dados de utilizadores, as marcas que investem em marketing digital têm a possibilidade de selecionar os traços gerais do seu cliente ideal e de fazer campanhas publicitárias altamente específicas.

Os reis da publicidade digital de 2020 são por isso difíceis de determinar, mas ainda assim existiram algumas marcas de destaque. As promoções de casino online e os anúncios a portais digitais de acesso à Bolsa de Valores constituíram alguns dos anúncios-tipo do marketing digital de 2020. Além disso, é de destacar o grande investimento em publicidade de marcas de distribuição essencialmente digital, como lojas de roupa ou jogos online.
Uma subindústria do mundo do marketing digital que também tem crescido cada vez mais é a do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo destaca-se pela sua dupla-natureza, já que deve, simultaneamente, constituir um tipo de entretenimento e um tipo de anúncio. Num movimento que alguns apelidaram de hackvertising, é cada vez mais comum que grandes marcas se associem a filmes, séries, ou vídeos de música para promover o prestígio dos seus produtos e chegar a um maior número de clientes. Algumas das marcas mais comummente associadas com o mundo do marketing de conteúdo incluem a Beats e o Burger King.



Slide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

Aguas Ribatejo Atendimento 012 222

Quem está Online?

Temos 552 visitantes e 0 membros em linha