PUB

chamusca covid responsavel

PUB

banner cms escola

Economia

Os dois Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER) instalados na freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca, receberam 398 mil toneladas de resíduos industriais perigosos de proveniência nacional e internacional em 2019, tendo a maioria sido depositada em aterro.

Slide thumbnail

Segundo a agência Lusa, que avança com a notícia, a SISAV tratou 208 mil toneladas de resíduos perigosos, das quais 18% de proveniência internacional”. A componente de resíduos para eliminação com proveniência do estrangeiro foi de 11% dos resíduos totais do SISAV, representando aproximadamente 60% das importações.

A grande parte destas importações são reciclagens de combustíveis provenientes de fundos de navios, misturados com água salgada ou de centrais elétricas no estrangeiro, dos quais é possível fazer um combustível utilizado na indústria.

Já a ECODEAL tratou cerca de 190 mil toneladas de resíduos industriais perigosos, sendo que cerca de 18% eram resíduos industriais perigosos de países da União Europeia que não possuem instalações para os tratar ou não têm capacidade de tratamento instalada para a quantidade produzida nesses países.

Ouvido pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Chamusca, Paulo Queimado, explicou que o trabalho realizado se faz muito das simbioses industriais, aproveitando o máximo possível desse resíduo para transformar em matéria-prima para outra empresa que valoriza o que pode valorizar e assim sucessivamente, até haver uma parte ínfima que vai para aterro.

O autarca referiu ainda à Lusa ter “plena confiança” no trabalho realizado pelos dois CIRVER da Carregueira, sublinhando que as unidades “são feitas especificamente para fazer o tratamento dos resíduos nas melhores condições de segurança e com as tecnologias mais recentes e avançadas”.

Projetado em 2004, o Eco Parque do Relvão concentra em cerca de 600 hectares várias empresas que fazem a valorização e o tratamento de resíduos, desde urbanos aos industriais perigosos, passando pelo tratamento de resíduos hospitalares de lamas de estações de tratamento de águas residuais ou veículos em fim de vida.



praca maior 01

 

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

PUB

almeirim melao

Quem está Online?

Temos 461 visitantes e 0 membros em linha