PUB

banner chamusca alice

PUB

banner cms escola

Economia


Tendo como público-alvo cerca de 200 jovens dos 16 aos 25 anos, a Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant – e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram na segunda-feira, 30 de Julho, um protocolo de cooperação para a realização de 10 cursos profissionais.

“Comércio”, “contabilidade e fiscalidade”, “ciências informáticas”, “metalurgia e metalomecânica”, “construção e reparação de veículos a motor”, “indústrias alimentares”, “materiais”, “construção civil”, “turismo e lazer”, e “serviço de transporte” são os 10 cursos que vão abrir para jovens que tenham completado o 9º ano de escolaridade, e que terão direito a uma bolsa de formação de 315 euros mensais, financiada pelo IEFP.

Os cursos podem ser realizados em qualquer um dos seis núcleos que a Nersant tem espalhados pelo Ribatejo: Torres Novas, Santarém, Abrantes, Ourém, Cartaxo, Sorraia (Coruche).

"Este protocolo visa a formação profissional dos jovens, preparando-os e qualificando-os para entrarem na vida profissional com as competências necessárias para corresponderem às necessidades e exigências do mercado de trabalho”, afirmou a presidente da Nerant, Maria Salomé Rafael, na cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins.

“Apesar das contrariedades que o país e o mundo atravessam, se continue a apostar na qualificação e no desenvolvimento de competências, para uma integração profissional mais facilitada e ajustada às necessidades do mercado de trabalho”, prosseguiu a responsável.

Nersant apresentou “Sítio do Empreendedor”

A assinatura do protocolo foi ainda a oportunidade para a Nersant uma iniciativa própria, o portal “Sítio de empreendedor”, e para fazer a divulgação dos programas “Estímulo 2012” e “Impulso Jovem”.

Segundo Maria Salomé Rafael, o "Sítio do empreendedor" é uma incubadora de ideias com uma forte e próxima ligação às empresas que pretende proporcionar a criação da própria empresa a jovens em início de carreira. Será “uma ferramenta fundamental para proporcionar aos empreendedores um espaço onde podem partilhar as suas ideias e onde podem contar um apoio qualificado para as fazer crescer", explicou a presidente, acrescentando que o novo serviço vai permitir a elaboração de um mini estudo de viabilidade para cada ideia de negócio, a elaboração de um plano de negócio , e a implementação do mesmo.

“A Nersant considera que todos os empreendedores devem ter uma formação base adequada à realidade empresarial”, afirmou António Campos, o presidente da comissão executiva da associação empresarial, para quem “o Sítio do Empreendedor será mais um grande passo em prol do sucesso das empresas da região”.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

Quem está Online?

Temos 1053 visitantes e 0 membros em linha