PUB

chamusca natal

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

Economia

O projeto que pretendeu demonstrar que a introdução de insetos permite manter um setor agroalimentar a funcionar através de uma reconversão economicamente favorável e com melhorias em termos de sustentabilidade ambiental bastante significativas, terminou com balanco positivo.

Slide thumbnail

O projetop EntoValor, liderado pelas empresas EntoGreen, Consulai, Rações Zêzere e AgromaisPlus, teve como parceiro de I&D o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.), situado na antiga Estação Zootécnica Nacional, no Vale de Santarém, teve a duração de três anos e um investimento associado de 750 mil euros.

O objetivo deste projeto foi promover a economia circular, uma vez que incidiu na utilização de subprodutos das agricultura e agroindústria para a produção das larvas, que depois de biodegradados serão posteriormente usados como fertilizantes orgânicos.

Com a implementação deste projeto foi possível produzir carne e ovos com um menor impacto ambiental, graças à aplicação de processos de valorização de subprodutos que permitem maximizar a utilização dos recursos e gerar novas oportunidades de negócio para o setor agroalimentar, em particular para as zonas rurais.

Neste sentido, foi possível substituir totalmente o bagaço e óleo de soja por insetos na alimentação de galinhas poedeiras, sem que se verifiquem alterações produtivas ou no sabor dos ovos.

Também nos frangos foi possível substituir parcialmente na sua alimentação, o bagaço e óleo de soja por insetos sem que tal afete a produtividade e a qualidade da carne. Importa referir que 95% do bagaço de soja é importado, desta forma Portugal conseguirá reduzir a sua dependência do mercado internacional.

As conclusões do projeto EntoValor vão estar em debate no próximo dia 22 de novembro, na antiga Estação Zootécnica Nacional de Santarém.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

anuncio2020

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 416 visitantes e 0 membros em linha