PUB

chamusca natal

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

Economia

Inaugurado oficialmente na tarde deste domingo, 10 de novembro, o hostel “O Torneiro” é um novo espaço de alojamento dedicado à memória de Pernes, vila no concelho de Santarém historicamente ligada à transformação da madeira e à indústria da tornearia.

Slide thumbnail

A primeira coisa que impressiona o visitante é a sua decoração, numa aliança perfeita entre o bom gosto e a simplicidade, com pormenores deliciosos em torno do conceito que dá vida a este hostel temático: os torneados.
Nada foi deixado ao acaso, explicam os proprietários, José Abreu e Ana Luísa Oliveira, que começaram a construir este projeto há cerca de três anos atrás, e recuperaram ou restauraram parte das centenas de peças que integram o mobiliário.
A sala de estar comum para os hóspedes, logo ao cimo das escadas, tem um antigo torno de madeira a motor ainda em funcionamento e vitrinas recheadas de ferramentas ligadas à arte de trabalhar a madeira, como a goiva, o formão, o ferro de chanfrar e o ferro de ponta, entre muitas outras.
santarem pernes hostel torneio 02Neste espaço, existe ainda uma cozinha partilhada para os hóspedes que optem por cozinhar, e uma mesa corrida para tomar as refeições.
“O Torneiro” tem seis quartos, onde o conforto salta à vista, e todos eles batizados com o nome de um objeto torneado em madeira: o rolo da massa, a recortilha, o almofariz, o quebra-nozes, o pião e a mona (uma espécie de pião de dois bicos, que foi criado em Pernes e só se encontrava na vila).
Dois dos quartos são de casal, com casa de banho privativa, ao passo que os restantes quatro espaços partilhados, pensados mais para o viajante de mochila às costas, têm um total de 11 beliches e uma cama individual.
O hostel tem ainda, no rés do chão, uma sala de exercício para fitness ou pilates, com espaço também para guardar bicicletas ou qualquer outra bagagem que os viajantes transportem.santarem pernes hostel torneio 03
A ideia é oferecer muito mais que um simples local para dormir ou pernoitar, explicaram os proprietários à Rede Regional, que, tendo em conta a localização da vila de Pernes, esperam aproveitar os fluxos dos peregrinos de Fátima ou os visitantes que venham à descoberta desta zona do Ribatejo, onde a oferta inclui as grutas de Mira de Aire, as nascentes do Rio Alviela, o Castelo de Almourol na Barquinha, a Serra de Aire e Candeeiros, e as salinas de Rio Maior, entre outras paragens de interesse turístico.

 



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

anuncio2020

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 618 visitantes e 0 membros em linha