PUB

cm chamusca sopas

PUB

banner tasquinhas2023

PUB

cms 25abril

PUB

clickaporta

PUB

 PUBmesdaenguia2023
 PUBnersant empreendexx1

Cerca de duas centenas de jovens dos escalões de Sub-13 (Infantis) e Sub-14 (Iniciados), vão participar de 12 de março a 1 de maio no Torneio Inter-Seleções Regionais da Associação de Futebol de Santarém (AFS), que já leva 11 edições, as últimas 9 com a denominação de Tejo Cup.

wshoppingSlide thumbnail

Dividido em duas zonas – Norte e Sul – o torneio terá equipas representativas dos 21 concelhos do distrito de Santarém, que irão jogar em cinco campos distintos – Vilar dos Prazeres, Fazendas de Almeirim, Fátima, Alpiarça e Entroncamento, sendo este último o local escolhido para as finais, a realizar a 1 de maio.

O torneio, apresentado esta sexta-feira, 10 de março, no centro comercial W Shopping, em Santarém, terá este ano como patrono o ex-futebolista internacional português Hélder Postiga, que vestiu por 132 vezes a camisola de Portugal e tem 49 golos marcados ao serviço da seleção de todos nós.

Muito elogiado pelos presentes, Hélder Postiga destacou o papel das autarquias, sem as quais, na sua opinião, “dificilmente haveria desporto” e confessou que alguns dos momentos mais felizes da sua carreira desportiva foram no futebol de formação.

Após destacar alguns dos momentos mais marcantes da carreira de Hélder Postiga, o presidente da AFS, Francisco Jerónimo, referiu a importância deste torneio na consolidação e valorização do futebol do distrito de Santarém, o sétimo com mais atletas entre as 22 associações de Portugal, num total de mais de 8.500 atletas inscritos, um aumento de 4,5% em relação à época passada.

O ex-presidente da AFS e atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, aproveitou a apresentação do Tejo Cup 2023 para lançar a Francisco Jerónimo o desafio de criar um torneio para o futebol jovem feminino, um repto prontamente apoiado pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, que defendeu que é necessário criar condições para as meninas evoluírem e se irem afirmando na modalidade.

Lembrando que Portugal é um dos países com menor taxa de prática desportiva na Europa, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, elogiou a maneira como o torneio está organizado para ajudar os jovens a progredir no futebol, enquanto o presidente da Câmara de Almeirim e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, elogiou Hélder Postiga, referindo que os jovens precisam de bons exemplos.

O Tejo Cup é um torneio já consolidado no futebol distrital, que pretende potenciar o bom trabalho feito pelos clubes da região, fortalecendo a formação e projetando o futebol distrital.

O torneio, que já vai na sua 9.ª edição, é único no país por juntar atletas de todos os clubes filiados por seleções concelhias. No total, este torneio, que é considerado a Festa do Futebol Juvenil, irá envolver cerca de 200 jogadores, em 12 seleções, nas categorias Sub-13 e Sub-14, doze jovens equipas de arbitragem, mais de 60 agentes desportivos, diretores e funcionários da AFS, treinadores, diretores locais, massagistas e outros colaboradores.

Os jogos da Fase Zonal do Tejo Cup, no escalão Sub-14, decorrem no dia 12 de março, entre as 15h00 e as 19h30 e, no escalão Sub-13, acontecem no dia 1 de abril, entre as 15h00 e as 19h00. Os jogos da Fase Final do Tejo Cup, no escalão Sub-13 e Sub-14, estão agendados para o Entroncamento, no dia 1 de maio, entre as 9h00 e as 13h30.

O PATRONO

Hélder Postiga nasceu em Vila do Conde a 2 de agosto de 1982. Começou a sua carreira no Varzim Sport Club, de onde se transferiu para os juvenis do FC Porto, onde chegou a sénior. O destaque que atingiu nos portistas levou-o aos ingleses do Tottenham, para onde se transferiu por cerca de 9 milhões, numa experiência que não correu muito bem e que o fez regressar pouco depois ao FC Porto.
Passaria depois por Saint-Etienne (França), Sporting, Zaragoza, Rio Ave e Atlético de Kolkata.

Ganhou uma Taça Uefa, três campeonatos nacionais de Portugal, uma Taça de Portugal, uma Supertaça de Portugal e um Mundial de Clubes.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ar myaqua

Quem está Online?

Temos 491 visitantes e 0 membros em linha