O Convento de Cristo, em Tomar, vai receber diversas iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023, terão nos dias 22, 23 e 24 de setembro, sob o tema global “Património Vivo”.
A programação arranca no dia 22 com duas visitas guiadas intituladas “O Património Vivo – A Obra Manuelina do Convento de Cristo", às 11 e às 15 horas, seguindo-se, no dia 23, a atividade “Guardiões de Memórias”, em que cada grupo de participantes deve trazer um objeto que tenha um significado afetivo para a sua família, que será devolvido no final.
No mesmo dia, Rodrigo Maia de Loureiro apresenta “O Som e o Espaço”, um momento musical onde se combinam instrumentos pouco vulgares como taças de cristal e didgeridoos, entre outros, às 15 e às 17 horas, na Sacristia Filipina.
No último dia, destaque ainda a visita livre “Descobrir o Convento a Brincar”, entre as 9 e as 18 horas, numa atividade para pais e filhos que são convocados para descobrir os segredos do monumento nacional através de jogos de pistas, que estarão disponíveis na portaria principal.
As Jornadas Europeias do Património, segundo explica uma nota do Convento de Cristo, são “uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, numa oportunidade para celebrar o diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas”.
Comentar