PUB

chamusca parque de sonhos

PUB

banner presepios

PUB

banner cms reino natal

PUB

clickaporta

PUB

 PUBsalvaterra natal

À quarta edição, o FÓS - Festival de Órgão de Santarém, que se realiza de 19 a 27 de novembro, em vários locais da cidade, vai abrir-se a outras artes. Teatro, dança, escultura e até a gastronomia, fazem parte de um mix arrojado que pretende abrir portas a novos públicos e assumir-se como um evento diferenciado, que une história e contemporaneidade.

wshoppingSlide thumbnail

Organizado em conjunto pelo Município, Diocese e Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o FÓS 2022 percorrerá seis igrejas da cidade que possuem órgãos de tubos, todos restaurados, com espetáculos abertos a todo o público e, à exceção do Recital Gourmet, de entrada livre.

O programa do FÓS contempla eventos de grande relevo com artistas de renome a nível nacional e internacional, e terá como originalidade a presença, ao longo de todo evento de um organista in.FÓS, um músico residente (Ricardo Toste), que participará em diferentes contextos.

Na apresentação do evento, que decorreu a 10 de novembro, no Seminário de Santarém, o vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Santarém, Nuno Domingos, elogiou a parceria entre as três instituições, que permitiu não só recuperar os instrumentos, como agora mostrá-los ao público num festival que vai crescendo de ano para ano.

O maestro Rui Paulo Teixeira será o diretor artístico do FÓS 2022. Em sua opinião este é um festival único em Portugal, e “provavelmente no mundo”, não só pela abertura a outras artes como pela existência de um organista residente.

Pode conhecer o programa completo AQUI:

RECITAL GOURMET – PETISCOS DE ORGANISTA

Uma das atividades mais arrojadas do FOS vai ser o Recital Gourmet – Petiscos de Organista, um jantar especial com o chefe João Correia, do restaurante Dois Petiscos, que se vai realizar no dia 26 de novembro, às 20h00, na Catedral de Santarém.

O evento inclui dois distintos momentos. O primeiro, um jantar degustativo no refeitório da Sé Catedral, com uma ementa criada por João Correia após conversa com o maestro Rui Paulo Teixeira e o organista residente do FOS, Ricardo Toste, sendo que os ingredientes e pratos marcaram particularmente a infância do organista e a música inspirada na “musique de table” que acompanhava festas e banquetes franceses nos séculos XVI e XVII.

O segundo momento será uma sobremesa expandida, no coro alto da Sé, através de um recital intimista para órgão com Ricardo Toste e a soprano solo Eva Braga Simões.

A lotação é limitada e sujeita a reserva e pagamento (35,00 euros) prévios no Museu Diocesano de Santarém (Edifício do Seminário | Tel.: 243 304 065).



PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

APOIO

  • ba01.jpg
  • ba02.jpg

PUB

mercadinho almeirim

Quem está Online?

Temos 471 visitantes e 0 membros em linha