PUB

chamusca parque de sonhos

PUB

banner presepios

PUB

banner cms reino natal

PUB

clickaporta

PUB

 PUBsalvaterra natal

A edição de 2022 do FITIJ/FITAIJ - Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, a 17ª, realiza-se de 5 a 9 de outubro de 2022, em vários palcos e espaços não convencionais do concelho de Santarém, incluindo escolas.

wshoppingSlide thumbnail

O evento vai trazer grupos artísticos de 7 países da América do Sul e da Europa, nomeadamente Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Venezuela e Portugal.

wshoppingSlide thumbnail
Tendo como áreas artísticas o foco nas Artes de Rua e das Marionetas, o festival deste ano continua a apostar em obras menos elaboradas tecnicamente, de modo a poderem ser apresentadas em espaços alternativos e mais simples (sobretudo nas diversas comunidades escolares), como forma de ainda aproveitar a abertura a outras alternativas que o efeito da pandemia veio possibilitar.

Na abertura, realce para a calçada em frente à Santa Casa da Misericórdia Santarém e, no encerramento, o Convento de S. Francisco, sem esquecer o espaço conquistado da Praceta Cónego Formigão (praceta amarela), em S. Domingos.

Os espetáculos em sala convencional também continuam a indicar uma forte apresentação de várias estéticas no âmbito das duas áreas focadas. Esta edição pretende assinalar o Centenário do Nascimento de José Saramago (16/11/1922 - 16/11/2022), ribatejano natural da Azinhaga, com a apresentação de um espetáculo baseado no seu Conto da Ilha Desconhecida.

Para além desta programação, os artistas vão às escolas com algumas delas a consolidar a sua ligação ao FITAIJ e outras 3 ou 4 a começar a aproveitar as possibilidades que o festival permite, sobretudo junto de destinatários com acesso reduzido à oferta performativa do concelho.

O festival, que conta com os apoios da Câmara de Santarém, da Fundação Inatel e da Junta de Freguesia da Cidade de Santarém, inclui, mais uma vez, o FITIJ’Além, com a consolidação de parcerias com os Municípios de Almeirim (Fazendas) e da Chamusca, para além de outras como o Cartaxo (escola) e Leiria (Festival Acaso). As parcerias estendem-se também ao W Shopping, à Associação Remédios do Riso e o trabalho dos Doutores Palhaços que conceberam uma formação destinada aos profissionais que lidam com doentes, sobretudo com os mais jovens.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

APOIO

  • ba01.jpg
  • ba02.jpg

PUB

mercadinho almeirim

Quem está Online?

Temos 463 visitantes e 0 membros em linha