PUB

chamusca parque de sonhos

PUB

banner presepios

PUB

banner cms reino natal

PUB

clickaporta

PUB

 PUBsalvaterra natal

Surf, escalada, skate e karaté são alguns dos desportos que mais têm crescido em Portugal. Prova disso é a sua presença nos Jogos Olímpicos de 2020. Porém, o mundo está em constante movimento e, por conta disso, já começaram a emergir novas modalidades.

wshoppingSlide thumbnail

Os eSports, também chamados de desportos eletrónicos ou videojogos estão entre os que mais têm destaque.
As competições de jogos eletrónicos, entre uma pessoa ou equipa para jogar um videojogo são hoje uma realidade cada vez mais sustentada. A primeira competição deste género aconteceu a 19 de outubro de 1972, entre estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com o jogo Spacewar.

wshoppingSlide thumbnail

O prémio do evento intitulado como “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar” foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone. Conta ainda a história que, em 1980, a Atari organizou uma outra competição de maior escala, a Space Invaders Championship. Em contraste, nos dias de hoje, refira-se que até é possível utilizar algo como um código promocional bwin para fazer apostas nos melhores jogadores.

Durante a década de 80 do século XX, foi fundada a Twin Galaxies, uma entidade criada para catalogar os recordes dos jogos eletrónicos. Os anos 90 ficaram depois marcados pelo Nintendo World Championships e pelo Nintendo PowerFest’94. E o início do novo milénio pelo World Cyber Games, pelo Intel Extreme Masters e pela Major League Gaming.
A partir de 2010, o “streaming” impulsionou ainda mais o eSports, o que conduziu ao lançamento do Twitch, um “site” especializado em transmissões de jogos eletrónicos. Desde então, já se sucederam várias competições. Em virtude do grande impacto do eSports, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Sports&You, decidiram organizar e promover os primeiros campeonatos nacionais de Sim Racing.
Também em Portugal, a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) organizou a primeira Conferência Internacional de Esports, com uma parceria com a Cisco e a Universidade Europeia, em abril de 2020.

Atualmente, já é possível encontrar grandes competições nacionais e internacionais de jogos como o FIFA, League of Legends, Clash Royale e Fortnite. Neste âmbito, temos ainda o Póker, que tem ganho o seu lugar como novo desporto em Portugal. A modalidade não é nova, mas tem vindo a ganhar muitos seguidores. O Póker começou por se jogar em segredo, pois a maioria dos países não o permitiam. Em 1990, o Póker foi um dos primeiros jogos a permitir múltiplos jogadores.
A transmissão televisiva do jogo de cartas popularizou-o, mas foi a internet que o difundiu. A vantagem de flexibilidade de horários da atividade, a independência financeira (“ser o seu próprio patrão”) e a possibilidade de jogar em todo o mundo, sem sair da cadeira, tem elevado o Póker ao lugar de um dos novos desportos.

Os jogadores profissionais de Póker em Portugal são, sobretudo, jovens e, acima de tudo, adeptos da modalidade “online”. Também na consequência da pandemia de COVID-19 que conduziu a longos períodos de confinamento e distância social, este jogo “online” registou números históricos e sem precedentes. André Marques conquistou o maior prémio português nos torneios de Póker “online” em 2020. O jogador profissional de 25 anos sagrou-se campeão do WCOOP Main Event 2020 da Poker Stars, arrecadando um prémio de sete dígitos. Ou seja, isto revela que Portugal ainda tem muita capacidade de crescimento na área desportiva. Mas a única questão que se coloca agora é: qual será o próximo desporto a surgir? Eis a questão.

 



PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

APOIO

  • ba01.jpg
  • ba02.jpg

PUB

mercadinho almeirim

Quem está Online?

Temos 422 visitantes e 0 membros em linha