A obra "Fruto da Sociedade", do autor scalabitano Victor Gomes, é uma das nomeadas para o prémio atribuído pela editora Cordel d´Prata na Gala dos Autores 2022, na categoria Thriller, que se vai realizar no dia 11 de junho.
"Nesta obra, o autor conta-nos uma história repleta de amor e paixão, encontros e desencontros, cheia de uma boa dose de crítica social. Um miúdo nascido num bairro problemático aprende a viver no mundo dos grandes. A passagem pela prisão ensinou-lhe tudo o que precisava para planear um crime perfeito”, pode ler-se no resumo da obra.
Nascido e criado num bairro degradado e marginal de Santarém, Rogério foi uma criança que cedo aprendeu, sozinha, como sobreviver no mundo dos adultos.
Este é o herói da história que começa nas ruas de Santarém e passa por instituições de proteção de menores, pela prisão, pelo submundo da droga e da prostituição.
Uma história repleta de amor e paixão, mas também de encontros e desencontros. Mariana, a sua paixão de adolescente, viveu para o filho de ambos cuja existência Rogério desconhece, até ao dia em que se reencontram.
Rejeitado pela sociedade, Rogério não encontra outro caminho que não seja o do crime. A crítica social está presente ao longo de toda a obra de forma velada e subtil, levando o leitor a refletir sobre o espaço que o rodeia."
Victor Gomes nasceu numa pequena aldeia do concelho de Santarém em 1956. Aos dez anos de idade foi viver sozinho num quarto alugado na cidade para poder frequentar o Liceu. Começou a trabalhar no comércio aos doze anos onde permaneceu até aos vinte e oito.
Os livros e a leitura foram a sua companhia desde sempre. Autores como Jorge Amado, Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes ou Mário Zambujal influenciaram a sua forma de escrita. Nos anos oitenta do século passado, fez formação em Informática, na área do software, profissão que desempenha ainda hoje.
O gosto pela escrita, que mantém desde novo, levou-o a publicar este livro.