Vítor Gaspar, durante vários anos presidente da direção do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, na freguesia de Almoster, concelho de Santarém, faleceu esta segunda-feira, 17 de janeiro, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.
A informação foi confirmada na página do rancho, onde são inúmeras as mensagens de pesar, a principal a da própria coletividade.
“É com grande tristeza que nos despedimos do nosso capataz, pai, avô e amigo. Para cada um de nós com um significado especial. Graças a ele criámos esta família de que tanto nos orgulhamos e lutaremos para manter. Prometemos cumprir todos os seus desejos e manter os valores por ele transmitidos. Connosco ficam as boas memórias e o orgulho no seu olhar de nos ver cantar, dançar, rir e brincar”, pode ler-se.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, também já comentou a morte do “querido amigo Vítor Gaspar”, que define como um “homem ímpar da nossa cultura popular (…) que tão longe levou o nome de Santarém”.
“Ficam na nossa memória os bons momentos passados, especialmente nos festivais «Da Aldeia à Cidade», dos quais tanto se orgulhava”, conclui.
Segundo a página do rancho, as celebrações fúnebres estão marcadas para esta quarta-feira, 19 de Janeiro, pelas 15h00 no crematório de Santarém.