A máquina de bobinar é a peça em destaque no Museu dos Rios e das Artes Marítimas de Constância durante o mês de fevereiro, dando continuidade à iniciativa “Peça do mês”, que visa divulgar elementos patrimoniais do concelho.
Oferta da Casa Santos Costa ao museu, esta máquina de bobinar é uma adaptação de uma antiga máquina de costura feita por António Rosa, e que permitia, a partir de grandes bobines de linha, torçal e nylon, fazer pequenas bobines para fornecer às mulheres que trabalhavam para esta empresa na elaboração de redes de pesca: alvitanas e tarrafas.
Até ao final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado, este trabalho era realizado por mulheres de Constância, o que permitia ajudar na sua subsistência e na das suas famílias, especialmente aquelas em que os maridos eram marítimos e que por isso passavam longos períodos afastados de casa.
Para as outras famílias, este trabalho feminino permitia ter uma vida um pouco melhor, levando a que as meninas desde cedo aprendessem esta arte para ajudar no sustento da família.
Comentar