PUB

chamusca analogica

PUB

cms gilberto.gil

 PUBaguas santarem app

A Câmara de Santarém aprovou esta segunda-feira, 15 de julho, o projeto e o concurso público para a contratação de empreitada de conservação e beneficiação exterior da Igreja de São João de Alporão, um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, situado em frente à Torre das Cabaças, a caminho das Portas do Sol.

Slide thumbnail

A intervenção tem como objetivo a preservação do monumento, inclui limpezas várias, tratamento das juntas, remoção de preenchimentos antigos com materiais desadequados, selagem e micro estucagem de fendas e fissuras, colocação de rede do tipo "anti-pássaros" na rosácea, reposição de vidros danificados e pinturas várias, entre outras obras.

Os trabalhos previstos têm um custo estimado de cerca de um milhão de euros (978.520.92€) e um prazo de execução de 270 dias.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, explicou que o custo só não é maior porque o projeto foi feito internamente pelos técnicos da autarquia, com ajuda da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que já deu paracer favorável ao projeto de requalificação.

O autarca explicou ainda que, numa segunda fase vai ser colocada uma rede sobre a entrada do museu para evitar que o desprendimento de alguma pedra possa atingir funcionários ou visitantes.

ENCERRADO DESDE 2012
Recorde-se que o São João de Alporão, também conhecido por Museu dos Cacos, está fechado ao público desde 2012, após a queda de várias pedras do teto do edifício.

Refira-se ainda que um estudo solicitado em 2004 ao Departamento de Engenharia, Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico revelou que a estrutura está a ser afetada por infiltrações a partir das fundações, pela constituição geológica da pedra usada na construção (bastante permeável e facilmente perecível perante a penetração de sais, que cristalizam) e pelos métodos construtivos e corretivos posteriores (como a utilização de argamassas, nomeadamente de cimento).



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

aguas ribatejo dia agua

PUB

cm almeirim bolsas

Quem está Online?

Temos 980 visitantes e 0 membros em linha