Seg, 4 Dezembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Projeto “Médicos Mais Perto” já permitiu a realização de 450 consultas

O projeto "Médicos Mais Perto - Projeto de Intervenção numa Comunidade Carenciada em Cuidados de Saúde Primários", a decorrer há dois meses no polo de saúde de Marinhais (Salvaterra de Magos), já permitiu a realização de 450 consultas à população local. O objetivo é melhorar a vigilância de grupos específicos como diabéticos, grávidas e crianças.


Procurando colmatar a falta de médicos de família no polo de Marinhais, este projeto tem como principal objetivo a realização de consultas de vigilância nas áreas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Rastreio do Cancro do Colo do Útero (RCCU), bem como junto dos utentes com hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Estas consultas decorrem todos os sábados, das 9h00 às 14h00, sendo efetuadas por especialistas em Medicina Geral e Familiar da USF S. Domingos e por médicos internos da especialidade.

Nos dois primeiros meses de trabalho (setembro e outubro), já foram efectuadas 365 consultas de saúde de adultos, entre as quais consultas de hipertensão arterial/diabetes mellitus e consultas não presenciais (com a finalidade de solicitar previamente análises de vigilância a doentes hipertensos e diabéticos, de forma a serem portadores de resultados no dia da consulta para uma gestão mais eficiente de recursos); 2 primeiras consultas de gravidez e 13 de seguimento; 1 consulta de revisão de parto; 3 primeiras consultas com ≤ 28 dias de vida, 1 consulta com entre os 28 dias e os 3 meses de vida; 28 consultas de vigilância com menos de 23 meses de vida; 33 consultas de vigilância entre os 2 e os 13 anos de idade; 12 consultas de vigilância entre os 14 e os 18 anos de idade; e 64 consultas de Planeamento Familiar/RCCU, com realização de citologias, colocação e remoção de implantes contracetivos e dispositivos intrauterinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB