O CHUDE-Centro Humberto Delgado, em Torres Novas, acolhe no dia 26 de outubro, domingo, pelas 16h00, a apresentação da obra “Operárias em luta”, de Pâmela Peres Cabreira.
O trabalho versa sobre a luta das operárias das operárias da Sogantal (Montijo), no período pós-revolucionário, por melhores salários e melhores condições de trabalho. A pequena multinacional, que pertencia ao grupo francês Lamont, era especializada no setor de confeção de fatos de treino. As contestações das mulheres trabalhadoras da fábrica culminariam num processo de autogestão pelas operárias.
“Operárias em luta” fala das reivindicações e resistência nas fábricas durante o PREC (1974-1975) e, com este trabalho, Pâmela Cabreira venceu a primeira edição do Prémio Francisco Canais Rocha, já neste ano de 2025 (cerimónia de entrega realizada em maio) numa iniciativa conjunta da CGTP-IN e Município de Torres Novas.
Mais informações: museu.municipal@cm-torresnovas.pt | 249 812 535.































