“Avieiros – Dores e Maleitas” é o nome do livro da autoria de Lurdes Véstia e Emídio Rafael que vai ser lançado na sexta-feira, 11 de Maio, às 17 horas, na igreja da Misericórdia de Santarém.
Lançada no âmbito do projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional, a obra analisa a admissão de pescadores avieiros e respectivos descendentes no hospital de Jesus Cristo de Santarém, desde 1850 a 1969.
O livro, escrito a duas mãos, conta com um prefácio de Luís Vidigal, professor coodenador da Escola Superior de Educação de Santarém, e tem uma nota de abertura da autoria de Mário Rebelo, o actual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Ainda no âmbito da mesma candidatura, a igreja da Santa Casa da Misericórdia de Santarém tem patente até dia 16 de Maio a exposição de fotografia “Sombras no Esteiro”, do fotógrafo amador Ricardo Peixeiro, de Vila Franca de Xira, e que conviveu com a comunidade avieira no Esteiro do Nogueira, onde registou momentos, rostos e marcas da vida das gentes da borda-d’água.