Duas jovens investigadoras naturais do concelho de Santarém – Helena Nogueira e Zélia Pereira – foram premiadas no âmbito do “Montepio Desafia 2011”, um concurso de ensaio, destinados a todos os clientes associados do Montepio, que, nesta edição, foi subordinado ao tema “Solidariedade entre Gerações”, no contexto do Ano Europeu para o Envelhecimento Activo.
Helena Nogueira, licenciada em filosofia pela Universidade de Évora, investigadora associada ao Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, professora e formadora no ISLA/Santarém e na UTIS, obteve o 4.º prémio neste desafio com a reflexão Anciania e Desenvolvimento local.
Zélia Pereira, enfermeira em Santarém, licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Santarém, mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, obteve o 5.º prémio com o ensaio Bengala da vida — a complexidade da solidariedade entre gerações na sociedade actual.
Recorde-se que na edição de 2010 o trabalho A Pobreza e os poderes — desconstruído os arquétipos da exclusão, de José Raimundo Noras, obteve o 5.º prémio.