Dois focos da doença hemorrágica epizoótica dos bovinos, sem sintomas, foram detetadas este ano nos distritos de Beja e Santarém. A informação é da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que explica que os focos foram identificados “em 2024, em resultado de testes de pré-movimentação”.
De acordo com a mesma fonte, o plano de vigilância desta doença, implementado em 2023, prevê a notificação e investigação de suspeitas clínicas, uma vigilância serológica em animais sentinela, entre outras medidas.
Os sintomas desta doença incluem febre e falta de apetite, lesões na mucosa da boca, produção excessiva de saliva e dificuldade em engolir.
A recuperação do animal ocorre, geralmente, em duas semanas, embora esta doença possa ser letal.































