A empreitada de arranjos urbanísticos que está a decorrer junto à ala norte do Convento de Cristo, em Tomar, monumento nacional que recebe anualmente cerca de 200 mil turistas, vai provocar algumas alterações e condicionamentos na circulação automóvel.
No sentido ascendente da Avenida Vieira Guimarães, apenas as viaturas ligeiras podem continuar a circular; recorde-se que o sentido descendente já lhes era exclusivo desde as obras de remodelação da via.
A partir da cidade, junto à entrada da Mata dos Sete Montes, os autocarros e outros veículos pesados terão que "optar pela Estrada Municipal 349-3 até ao cruzamento das Algarvias, virando aí à direita até ao cruzamento da Cadeira d'El Rei, onde acederão até à fachada poente do monumento", explica uma nota de imprensa da Câmara de Tomar.
"Para quem aceda a Tomar pela EN 113, deverá ser seguida a sinalização que indica a saída à direita até ao cruzamento da Cadeira d'El Rei, onde virarão à esquerda, seguindo o percurso já descrito", acrescenta o mesmo documento.
A nota explica ainda que, durante esta fase da obra, "o troço ao longo da Ala Norte do Convento de Cristo (ligando a fachada poente e a fachada nascente) estará completamente intransitável a veículos, mas com uma zona de atravessamento pedonal devidamente protegida, garantindo que a entrada no monumento se continua a realizar pelo Portão de Santiago, na fachada nascente, e a saída pela zona do Claustro da Micha, na fachada norte".