Segundo o que a Rede Regional conseguiu apurar, a vítima mortal, João Pedro Monteiro, que residia na aldeia do Sobral, tentou intervir para separar uma briga onde não estava diretamente envolvido, tendo acabado por ser atingido com golpes perto do coração.
Nas redes sociais, familiares e muitos amigos choram a sua morte precoce, descrevendo João Pedro como um jovem muito educado, calmo e pacato, que não merecia ser apanhado neste drama.
O alegado autor do crime, Rui Mendes, de 56 anos, não fugiu do local do crime; entrou novamente no Café Comendador, onde decorria uma festa de karaoke e aguardou pela chegada da GNR, entregando-se sem resistência.
Está detido à guarda da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e vai ser presente esta segunda-feira, 25 de novembro, no Tribunal de Santarém para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Proprietário de uma empresa de produtos químicos que faz distribuição em farmácias, o agressor reside em Santarém, cidade onde é bastante conhecido sobretudo pela sua ligação ao desporto e ao futebol distrital.
Foi árbitro federado na Associação de Futebol de Santarém (AFS) durante largos anos, e chegou a jogar e a treinar equipas amadoras em torneio de futsal.
Muitos dos que o conhecem ficaram perplexos ao saber que esteve envolvido no homicídio, pois não era tido como um homem violento.
Os motivos da briga que levou ao crime, bem como os envolvidos na rixa, estão a ser investigados pela PJ, que esteve a recolher provas forenses no local.
A data e hora das cerimónias fúnebres de João Pedro ainda não são conhecidas.