Os dados constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2018, entregue esta sexta-feira, 29 de março, no Parlamento, onde se pode constatar que, em termos nacionais, a violência doméstica contra cônjuge registou uma diminuição de 0,8% com 22.423 casos registados pelas forças de segurança, menos 176 que em 2017.
Questionado pela Rede Regional, o Comando Territorial de Santarém da GNR, revelou que o ano passado registaram-se 516 crimes de violência doméstica, que envolveram 558 vítimas, tendo sido efetuadas 15 detenções.
Já no que diz respeito à PSP, o Comando Distrital de Santarém registou um decréscimo de 13% em relação a 2017 mas o número de detidos mais que duplicou no mesmo espaço de um ano.
Segundo os dados da polícia, que se referem às zonas urbanas de Abrantes, Cartaxo, Entroncamento, Ourém, Santarém, Tomar e Torres Novas, a área de atuação da PSP no distrito, em 2018 o tipo de crimes que mais caiu foi o de violência doméstica contra cônjuge ou análogos (companheiros/as), que registou menos 39 casos (218 contra 257), um decréscimo de 15%. Já os casos de violência doméstica contra menores subiram de 6 para 10, um acréscimo de 4 caos (67%). Numa terceira tipologia, que junta os outros crimes de violência doméstica, de 42 em 2017, baixou-se para 39 em 2018, um decréscimo de 3 casos (7%).
Entre GNR e PSP, foram contabilizados 783 crimes de violência doméstica no distrito de Santarém.
Em termos absolutos Lisboa registou 5.981 casos, o Porto 4.614, Setúbal 2.458, Aveiro 1.804 e Braga 1.801 participações à Polícia de Segurança Pública e à Guarda Nacional Republicana.
O relatório indica ainda que, em termos nacionais, 78,6 % das vítimas são mulheres e 83,5% dos denunciados são homens e que em 53,1% dos casos a vítima é cônjuge.
Em 16,7% das situações é ex-conjuge, em 15,1% é filho ou enteado e em 5,4% é pai/mãe/padrasto ou madrasta.
O RASI dá conta de uma diminuição de 8,6% da criminalidade violenta e grave no ano passado, em relação a 2017, e de uma descida de 2,6% dos crimes gerais, apesar de se ter registado um aumento de 34,1% dos homicídios e de 46,4% dos crimes de extorsão.
Os crimes que contribuíram para a diminuição da criminalidade violenta e grave no ano passado foram o roubo por esticão, que desceu 18,6%, o roubo na via pública sem ser por esticão, que baixou 9,4%, menos 552.





























