O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, foi eleito presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), passando assim a presidir a este organismo no novo ciclo que se iniciou após as eleições autárquicas do passado mês de outubro.
A eleição, que decorreu na tarde desta sexta-feira, 7 de novembro, foi feita por votação em duas listas, tendo a Lista “A” liderada pelo autarca scalabitano conseguido seis votos, contra cinco votos na Lista “B”, encabeçada por Sónia Sanfona, presidente da Câmara de Alpiarça.
A lista vencedora tem João Heitor (PSD), presidente da Câmara do Cartaxo, como primeiro vice-presidente, e Helena Neves (eleita por um Movimento Independente), presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, como segunda vice-presidente.
Os três autarcas foram imediatamente instalados nos seus lugares logo após a votação, tendo João Teixeira Leite assumido a condução dos trabalhos da primeira reunião do Conselho Intermunicipal da CIMLT neste mandato 2025 / 2029.
“Agora que o momento das listas terminou, seremos novamente um só”, disse o autarca scalabitano, lembrando a importância da união entre todos os municípios e de “um trabalho conjunto” para enfrentar “os enormes desafios que temos pela frente”, sobretudo a nível do financiamento da União Europeia.
“Precisamos de uma CIMLT com mais ambição para unir os nossos municípios em torno de uma visão comum, que defenda os interesses do território junto do governo e das instituições europeias”, acrescentou João Teixeira Leite, para quem a Lezíria do Tejo tem tudo “para ser uma região de referência, mais forte, competitiva, liderante e sustentável”.
Depois das últimas eleições autárquicas, o Conselho Intermunicipal da CIMLT passa a ser constituído por cinco presidentes de Câmara eleitos pelo PS, Joaquim Catalão (Almeirim), Sónia Sanfona (Alpiarça), Silvino Lúcio (Azambuja), Nuno Mira (Chamusca) e Nuno Azevedo (Coruche), quatro eleitos pelo PSD, Sónia Ferreira (Benavente), João Heitor (Cartaxo), Filipe Santana Dias (Rio Maior) e João Teixeira Leite (Santarém), a que se juntam dois eleitos por movimentos independentes, António Camilo (Golegã) e Helena Neves (Salvaterra de Magos), num total de 11 municípios.































Uma resposta