Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Comando Territorial de Santarém da GNR e do Posto Territorial do Cartaxo, em colaboração com Núcleo de Armas e Explosivos (NAE) da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santarém e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) – LVT Santarém, realizaram no dia 26 de outubro, domingo, uma operação de fiscalização em duas reservas de caça associativas, localizadas nos concelhos do Cartaxo e de Rio Maior.
Estas operações interinstitucionais têm como principal objetivo potenciar a cooperação e a complementaridade entre as diferentes entidades envolvidas, promovendo a eficácia na prossecução do interesse público. Através desta articulação, é possível identificar e resolver problemas de forma mais célere e eficaz, reforçando simultaneamente a componente preventiva das ações no terreno.
No decurso da operação foram fiscalizados 24 caçadores, tendo resultado da deteção de duas infrações por falta de documentação no ato venatório, uma infração por utilização de canídeos em número superior ao permitido, e uma infração por abandono de cartuchos usados.
“A coordenação e sinergia entre as forças e entidades participantes constituem um elemento essencial para o aumento da proficiência operacional, sendo uma dinâmica a manter e reforçar, uma vez que contribui de forma significativa para o fortalecimento do sentimento de segurança dos cidadãos”, refere a GNR em comunicado.




























