A família do Vitória Clube de Santarém reuniu-se no dia 6 de setembro para assinalar os primeiros 30 anos de existência do outrora clube do bairro do Alto do Bexiga, nos arredores da cidade, que, hoje, atingiu já o estatuto de segundo maior de Portugal em número de atletas de futsal.
Ao longo de todo o dia, foram centenas e centenas de vitorianos a reavivar emoções fortes passadas no emblema fundado oficialmente em 2005, mas cujas origens oficiosas remontam a 1995, num conjunto de iniciativas que, além de um torneio matinal interno entre todos os escalões do clube, contemplou diversos jogos entre antigas glórias e culminou na grande gala comemorativa destas primeiras três décadas.
Um dos momentos mais tocantes e especiais para quem sente o ideal azul e branco seria, precisamente, a realização dos jogos intitulados “Vitória Legends”, que reuniram na quadra muitos dos rostos do passado e presente que ajudaram a erguer e cimentar a obra vitoriana, num desfile de craques que juntou atletas masculinos e femininos dos primórdios de bairro, das pioneiras formações oficiais, das primeiras equipas campeãs, entre outros que, pelo seu percurso desportivo ou paixão pelo emblema, tatuaram o Vitória num canto muito especial do coração.
“Legends” para a história
Numa tarde marcada pelo saudado regresso da velha mascote oficial “Vitó”, as partidas de lendas iniciaram com o duelo “Legends Sub-25”, para jogadores nascidos após o ano 2000, tendo-se a equipa branca, comandada pelo experiente técnico Pedro Henriques, superiorizado à azul por 11-9 (golos de Luís Menino 2, André Paulo 2, Miguel Neves 2, Miguel Garcia, Nuno Menino, Afonso Leão, Mauro Bernardino e JP, para os brancos; Duarte Fragoso 2, Francisco Pitta Soares 2, Bernardo Garcia, João Fitas, Pedro Santos, João Francisco, Vinícius Lé, para a formação azul).
Em seguida, chegou a hora de desfrutar do “Legends Feminino”, num encontro abrilhantado pela presença de várias atletas da primeira equipa do clube (2007) e também daquela que ofertou ao concelho de Santarém o seu primeiro título de campeão distrital da categoria, em 2013. No final, o resultado saldou-se num 6-4 favorável às “brancas”, que marcaram através de Rita Vieira (3), Kanuka, Ronaldinha e Joana Limeiro, contra os tentos “azuis” apontados por Conxi, Andreia Neves, Diana Martins e Teresa Cordeiro.
Por último, teve lugar o “Legends Clássicos”, aquele que trouxe de regresso à quadra alguns dos praticantes mais antigos e históricos do clube, que ofertaram momentos de pura nostalgia e emoção à plateia que acorreu com curiosidade à Nave Municipal, com muitos jovens vitorianos ávidos de contactar com aqueles que abriram portas ao sonho.
Nuno Pitta Soares, João Calouro, Sérgio Fernandes, Luís Neto e o primeiro presidente da história do clube, Paulo Domingos, balançaram a rede para os “azuis”, saindo derrotados por 8-5 diante do conjunto “branco”, que movimentou o marcador por intermédio de Rui Oliveira (2), Lukas Manhone, Daniel Carvalho, Hélder Guerreiro, Hélio Santos, Pedro Garrido e Rúben Santos.
No final, um gigante abraço coletivo acabou por simbolizar a força que permitiu erguer aquilo que é hoje o Vitória Clube de Santarém.
Gala dos 30 Anos fecha dia memorável
Esta data marcante viria a terminar com a realização da grande Gala Comemorativa dos 30 Anos do Vitória Clube de Santarém, que teve lugar no Centro de Eventos e Negócios de Santarém, e que reuniu à mesa cerca de três centenas de vitorianos.
Na ocasião, além de diversas distinções especiais, o clube deu a conhecer a “Equipa Ideal 2005-2025”, composta pelos atletas e técnicos com mais jogos oficiais realizados neste período. Este luxuoso plantel contempla os nomes de Diogo Delgado e Guilherme Discher (guarda-redes), Conxi, Bernardo Garcia, Carlos Bernardino, Andreia Neves, Miguel Garcia, Sérgio Fernandes, Cristiano Bernardino, Xavi Malpique, João Esteves, Tiago Agostinho, André Paulo e Zé Miguel, sob as ordens de uma equipa técnica que inclui Ivo Costa, Carla Paulino, Duarte Fernandes, José Figueiredo, Carina Ribeiro (treinadores), Rui Paulo (delegado) e Pedro Malaca (enfermeiro).
Por fim, a família azul e branca teve ainda oportunidade de eleger aqueles que foram os melhores golos e defesas de sempre do futsal do clube desde o início da sua atividade oficial, em 2005.
Após uma extensa maratona de recordações e emoções, a votação recaiu em:
Petizes: João Esteves (golo apontado em 2016)
Traquinas: Mel Anselmo (2024)
Benjamins: Carlos Bernardino (2016)
Infantis: Bernardo Garcia (2014)
Iniciados: Xavi Malpique (2018)
Juvenis femininos: Inês Oliveira (2024)
Juvenis masculinos: Didi (2023)
Juniores femininos: Diana Martins (2013)
Juniores masculinos: Daniel Carvalho (2012)
Seniores femininos: Conxi (2024)
Seniores masculinos: Miguel Garcia (2023)
Veteranos: Sérgio Fernandes (2016)
Melhor defesa: João Neves (2023)
