Na semana de 1 a 7 de setembro, o Comando Territorial de Santarém da GNR, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações no distrito de Santarém, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, que levaram à detenção de 40 pessoas.
Destes 40 detidos, a maioria (19), foram-no por condução sob o efeito do álcool, tendo-se registado igualmente 6 detenções por condução sem habilitação legal; 3 por furtos de metais não preciosos; 2 por resistência e coação sobre funcionário; 1 por violência doméstica; outro por roubo a edifício comercial e um outro por tráfico de estupefacientes.
No âmbito da fiscalização rodoviária, o destaque vai para as 545 infrações detetadas, destacando-se 99 por falta de inspeção periódica obrigatória. Registo ainda para 48 infrações por acondicionamento e disposição de carga; 36 por falta de iluminação e/ou sinalização; 29 relacionados com tacógrafos; 28 por peso em excesso; 24 condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; e 19 por falta de seguro de responsabilidade civil.
No mesmo período, a GNR de Santarém registou 83 acidentes, de que resultaram 4 feridos graves e 19 feridos leves.
Destaque ainda para 11 autos de contraordenação, dendo 7 no âmbito da legislação da defesa da floresta contra incêndios; 2 no âmbito do consumo de produtos estupefacientes; e 2 no âmbito da legislação policial.