chuva

Todo o país está esta terça-feira, 16 de setembro, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva, trovoada e vento forte.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo, que começou às 6h00 de hoje, dura até às 3h00 de quarta-feira, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O continente vai estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte, que nas terras altas pode atingir os 90 quilómetros/hora, entre as 3h00 de hoje e as 6h00 de quarta-feira.

De acordo com o IPMA, a chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para o continente, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, avançando gradualmente de sul para norte e do litoral para o interior.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir do início da manhã, soprando moderado a forte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora, no litoral e forte, com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora, nas terras altas.

As temperaturas na região deverão andar entre os 17 e os 23 graus.