chamusca pinoquiomicromineiro slide

cartaxoterradonatal

A casa do pai Natal na Praça 15 de Dezembro, um mercadinho de Natal, uma ecofeira e uma feira do livro, um desfile da paz e várias exposições são apenas algumas das atividades do programa “Cartaxo Terra de Natal”, que pretende levar a magia da quadra à cidade até ao início de janeiro do próximo ano.

O primeiro dia de dezembro foi celebrado com a chegada do Pai Natal, que atraiu centenas de crianças à casa de madeira montada junto aos paços do concelho, e onde o velhinho de barbas brancas, com a ajuda dos seus duendes, vai receber as cartas e os pedidos dos mais novos todos os sábados.

Além da foto da praxe do Pai Natal com as crianças e as famílias, os mais novos podem ainda experimentar o carrossel, brincar nos insufláveis, participar nas pinturas faciais ou pedir um balão para levar para casa, entre muitas outras atividades.

Durante esta quadra, o mercado municipal conjuga os produtos frescos para preparar a ceia com a família e peças de artesanato, que serão presentes originais para oferecer.

“Aos sábados de manhã, vão passar pelo Mercadinho de Natal meninos e meninas de todas as idades e com muito talento para cantar, dançar, representar ou dar música aos ouvidos dos visitantes, tudo oferecido pelas associações e coletividades do concelho”, explica uma nota de imprensa da Câmara do Cartaxo.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Ecofeira vai propor workshops e muitas atividades e produtos para descobrir, ao passo que o centro cultural tem teatro e música, e a biblioteca municipal Marcelino Mesquita acolher uma feira do livro usado que já está a decorrer.

Este programa de eventos tem também como objetivo promover o comércio tradicional durante o mês de dezembro e trazer as famílias ao centro da cidade, numa iniciativa que envolve a Câmara Municipal, os comerciantes, as coletividades e associações, e vários artistas e profissionais que vão animar esta época festiva.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves