chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

aviso amarelo

O verão dá lugar ao outono este domingo, 23 de setembro mas ainda não é desta que o calor se vai embora. Antes pelo contrário. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão estar genericamente acima dos 30 graus mas, no distrito de Santarém poderão aproximar-se dos 40.

Esta situação fez o IPMA colocar desde já sob aviso amarelo para sábado e domingo os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja. No entanto, é provável que, à medida que nos aproximamos do fim de semana, o IPMA os estenda a mais distritos, até porque, de acordo com a mesma fonte, no domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima.

No caso de Santarém, o IPMA prevê uma temperatura máxima de 35 graus para este sábado, 38 para domingo, 40 para segunda-feira e 37 para terça. A partir daí as temperaturas deverão descer até aos 32 graus, mantendo-se, ainda assim, bem acima dos valores normais para a época.

Refira-se que o equinócio de outono ocorre no dia 23 de setembro, domingo, às 2h54 horas. Esta estação prolonga-se até ao dia 21 dezembro às 22h23, altura em que começa o inverno.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis