app chamuscamicromineiro slide

torresnovasprotecaocivil

O serviço municipal de Proteção Civil de Torres Novas apresentou os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” na sede da Junta de Freguesia de Pedrógão, que acolheu esta iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Os programas “visam a implementação, à escala local, de um conjunto de atividades em prol da proteção e segurança de pessoas e dos seus bens, face à iminência ou ocorrência de incêndios rurais, complementando as ações nacionais realizadas pelo Governo”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Torres Novas.

O objetivo da ANPC passa por sensibilizar e capacitar as populações para a adoção de medidas de autoproteção em caso de incêndio, com normas a adotar em caso de aproximação, populações cercadas, confinamento na habitação, evacuação e proximidade relativamente a um incêndio.

As populações são também instruídas, no âmbito destes programas, para a preparação de um kit de evacuação.

A sessão foi conduzida por Mário Silvestre, o comandante distrital da Proteção Civil, e contou com a participação do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, do vereador Carlos Ramos, dos membros do Gabinete Municipal de Proteção Civil, elementos dos bombeiros voluntários torrejanos, da GNR e da PSP, e dos presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis