chamusca pinoquioTecfresh17

centro escolar sacapeito

Um grupo de cerca de 200 moradores, comerciantes e clientes de vários estabelecimentos comerciais da rua Padre João Rodrigues Ribeiro, junto ao Centro Escolar do Sacapeito, em Santarém, entregaram esta segunda-feira, 13 de novembro, um abaixo-assinado na reunião do executivo municipal reclamando contra o projeto de requalificação daquela rua.

A entrega do documento foi feita pelo ex-vereador Celso Brás, morador na zona, que já anteriormente havia feito várias críticas ao projeto.

O documento agora entregue aponta 5 erros, nomeadamente a diminuição de 50% dos lugares de estacionamento num dos lados da rua (cerca de 30 lugares); a transformação de um arruamento com carácter local para um arruamento de atravessamento, onde as velocidades de circulação provocarão insegurança; a sobredimensão do miradouro, situado numa área ventosa, exposta a ventos dominantes; a não consideração para a requalificação da área de circulação e estacionamento entre o Centro Escolar e a Praça de Touros Celestino Graça, e a não existência da ligação entre o Campo Infante da Câmara, nos dois sentidos de circulação rodoviária, com as as ruas, Pedro Cid e P. João Rodrigues Ribeiro.

Câmara diz que projeto foi alterado

Em resposta às queixas apontadas, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse que o projeto inicial, apresentado num vídeo divulgado há cerca de dois anos, já teve alterações e avançou que a obra já foi adjudicada, pelo que já não pode sofrer alterações.

O autarca admitiu que há constrangimentos no acesso ao centro escolar, mas esclareceu que, ao contrário do inicialmente apresentado, serão criados 25 novos lugares de estacionamento, e assegurou que todas as questões levantadas no abaixo-assinado serão respondidas pelos técnicos da autarquia.

Celso Brás garantiu que os moradores vão continuar atentos e, caso as soluções apresentadas não forem do seu agrado, poderão avançar com outras diligências.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis