chamusca appelgalego natal2017

Sociedade

lurdes fonseca

Lurdes Fonseca, de 41 anos, ex-adjunta distrital de proteção civil de Santarém, é a nova comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

A Rede Regional sabe que a decisão já está tomada e cerimónia oficial de tomada de posse será esta quinta-feira, 18 de Janeiro, às 21h00, no quartel da corporação.

Licenciada em Informática de Gestão, pelo ISLA de Santarém, e posteriormente em Engenharia da Proteção Civil, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa, a nova comandante foi nomeada adjunta de operações do comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, em 2008, cargo que exerceu até à saída do ex-comandante e a consequente nomeação de Mário Silvestre, em 2013.

No entanto, a ligação de Lurdes Fonseca aos bombeiros é muito mais antiga. Entrou como voluntária para os Bombeiros Municipais de Coruche em 1994, onde chegou a bombeira de primeira classe, posição que ainda detém na corporação que, curiosamente, atualmente é comandada pelo seu irmão Luís.

Lurdes Fonseca, que será a primeira mulher a líderar uma corporação de bombeiros no distrito de Santarém, assume o comando da corporação após a demissão, a 10 de janeiro, do anterior comandante, Paulo Dionísio.

alcanenaobservatorioambiental

A criação do futuro observatório ambiental de Alcanena já foi aprovada pela Câmara Municipal, numa decisão que reuniu a unanimidade de todos os eleitos na última reunião da autarquia.

O objetivo deste organismo, segundo a autarquia, passa pela “promoção de parcerias institucionais que contribuam para que o município de Alcanena desenvolva e consolide a sua estratégia de valorização ambiental e desenvolvimento sustentável do seu território”.

A criação do observatório, que vai reunir com periodicidade trimestral, procura “eliminar os problemas ambientais graves que têm assolado o concelho nas últimas décadas, nomeadamente através dos elevados investimentos realizados nas obras de remodelação da rede de coletores do sistema de saneamento de Alcanena”.

Os objetivos específicos passam por elaborar e aprovar, anualmente, planos de ação para a valorização ambiental e sustentabilidade territorial, assim como “criar, organizar e divulgar uma plataforma de informação relevante e estruturada” e “partilhar conhecimentos e estabelecer sinergias para melhor conhecer o território e as suas dinâmicas e resolver as suas problemáticas ambientais”.

O observatório vai ser composto por representantes da autarquia, que será responsável pela sua coordenação, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo (ACES Médio Tejo), Associação Centro Ciência Viva do Alviela, Quercus, Associação Zero, CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Sepna da GNR, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Ordem dos Engenheiros e Universidade de Aveiro.

santaremrodrigocastelopremio

O restaurante scalabitano Taberna Ó Balcão foi distinguido com o prémio “Mesa Diária” nos galardões “Mesa Marcada 2017”, que foram divulgados esta segunda-feira, 15 de janeiro, no Alcântara Café, em Lisboa.

Esta distinção elege a relação qualidade / preço da comida e do serviço no restaurante do chef Rodrigo Castelo, que foi considerado o melhor do país nesta categoria.

Os “Mesa Marcada” são atribuídos desde 2009 pelo blog que tem o mesmo nome, gerido por Miguel Pires e Duarte Calvão, e resultam de uma votação de vários cozinheiros, jornalistas e empresários do ramo da hotelaria.

O chef João Rodrigues, do restaurante Feitoria / Altis Belém, foi considerado o melhor do ano, ao passo que o galardão para a categoria dos restaurantes foi atribuído ao Feitoria, em Lisboa.

Coruche: Partida Sahara Desert Challenge | Fotos: João Dinis