chamusca carmen theomicromineiro slide

Sociedade

pspfotoutiltransito

A PSP efetuou um total de 12 detenções na sexta-feira e no sábado, dias 21 e 22 de abril, a sua maioria relacionadas com infrações graves ao Código da Estrada.

Em Torres Novas, durante uma operação de controlo de trânsito, foram detidos seis automobilistas, com idades entre os 32 e os 52 anos, por terem sido apanhados ao volante com taxas de alcoolémia entre os 1,42 e os 2,44 g/l de álcool no sangue.

Em Tomar, foram detidos mais três homens, um de 51 anos por ter sido apanhado a conduzir com uma taxa de 1,48 g/l, um jovem de 18 anos que tinha na sua posse haxixe suficiente para 120 doses individuais, e um individuo de 27 anos sobre quem pendia mandado de detenção e condução pelo tribunal da Tomar, para comparência a ato processual.

Em Santarém, a polícia apanhou um jovem de 22 anos a conduzir sem carta, e deteve outros dois homens, ambos de 31 anos, por terem sido emitidos mandados de detenção e condução pelo tribunal de Santarém para atos processuais.

Segundo um comunicado de imprensa do Comando Distrital de Polícia de Santarém, durante as referidas 48 horas, foram fiscalizadas e controladas por radar 1766 viaturas de diferentes categorias, tendo sido efetuados 112 testes de verificação de alcoolemia no sangue e apreendido um veículo.

coruchesaborestoirobravo

Entre os dias 28 de abril e 1 de maio, a praça de toiros de Coruche vai estar transformada num restaurante gigante especializado em servir a melhor carne de novilho, durante a 14ª edição dos sabores do toiro bravo.

Lombo do touro bravo, espetada de bezerra em pau de louro verde, rabo de boi estufado ou bife de touro bravo recheado são algumas das propostas deste certame gastronómico, que, à semelhança dos anos anteriores, espera atrair milhares de visitantes à capital do Sorraia.

“O Farnel”, “Sabores de Coruche”, “Jakim Girassol”, “A Tasca”, “O Choupo” e “Fonte de Pau” são os seis restaurantes que servir as iguarias ribatejanas no interior da praça de toiros da vila.

A animação musical será itinerante e no horário das refeições, com os “Mó DasNossas”, “Salta-Pocinhas”, “Ruído à Portuguesa”, “Trio Tok’avakalhar”, “Pilha Galinhas” e as tocatas dos ranchos folclóricos de São José da Lamarosa e de Vila Nova da Erra.

Antes da inauguração do certame, que está marcado para dia28, às 18 horas, realiza-se uma conversa sobre o valor económico e gastronómico da carne de toiro bravo com a participação de especialistas da área, no auditório do futuro núcleo rural de Coruche.

A animação taurina, que terá lugar durante as tardes de sábado e domingo, é da responsabilidade do grupo de Forcados Amadores de Coruche que este ano organiza demonstrações de pegas, tendo como convidado o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, e lança o desafio a todas as tertúlias de Coruche para uma prova de “burricadas”, que passa pela prática de jogos tradicionais de perícia.

No dia 1 de maio, a praça de toiros acolhe durante todo o dia uma demonstração de equitação de trabalho, nas modalidades de maneabilidade e velocidade.

constanciaParqueAmbiental

Uma visita guiada, o passeio pedestre interpretativo “O Bosque Ripícola da Ribeira da Foz” e um concurso de “bolos de aniversário + saudáveis” são os três eventos que integram as comemorações do 15º aniversário do Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), no concelho de Constância, que vai decorrer nos dias 29 e 30 de abril.

Inaugurado a 18 de abril de 2002 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, o PASM é um espaço lúdico-pedagógico com cerca de 6 hectares, localizado numa zona rural da freguesia de Santa Margarida da Coutada, proporciona aos visitantes o contacto direto com a natureza.

Passados 15 anos, integra também o Borboletário Tropical, que abriu ao público no dia 5 de junho de 2013, sendo um espaço criado para dar a conhecer o mundo das borboletas, contribuindo para o conhecimento da biologia e ecologia destes insetos e servindo como modelo para compreender a importância da conservação da diversidade de seres vivos.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis