banner jogos veraomicromineiro slide

Saúde

medico consulta

Os Deputados do PSD eleitos por Santarém, Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho, enviaram esta quinta-feira, 19 de julho, ao Ministro da Saúde, uma iniciativa parlamentar a pedir a rápida publicação da lista de especialidades carenciadas para os hospitais do distrito.

Duarte Marques, um dos subscritores da iniciativa, explica esta lista permite ao hospitais “aplicar os incentivos à contratação de médicos previsto no regime de incentivos às especialidades médicas em zonas carenciadas que tem sido decisivo para atrair os médicos que têm vindo para Santarém e para ao Médio Tejo".

O PSD diz que sem a publicação deste despacho, que é anual, os hospitais não podem propor aos médicos que estão, e cujo contrato está a expirar ou que querem vir para os hospitais do distrito, este tipo de vantagens que têm sido decisivas na sua tomada de decisão.

Os incentivos à contratação de médicos para zonas carenciadas foram criados através do Decreto-Lei n.º 101/2015, de 4 de junho, que fixa os termos e as condições da atribuição de incentivos, quer à mobilidade geográfica para zonas carenciadas de trabalhadores médicos da autoria do governo anterior e, entretanto, melhorados através do Decreto-Lei n.º 15/2017, de 4 de janeiro.

entroncamento agua saneamento

A Câmara Municipal do Entroncamento realizou no dia 12 de julho, quinta-feira, a cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de “Construção do Sistema de Abastecimento e Completamento do Sistema de Águas Residuais do Entroncamento”. A empreitada, que representa um investimento de cerca de 1,9 M€, tem um prazo de execução de 575 dias.

No sistema de abastecimento, a solução técnica passa pela construção de um reservatório novo, elevado, constituído por uma célula de 600 m3 de capacidade, com altura total de 21,50 m, na Quinta da Capela.

Será também construída uma conduta adutora que irá ligar o reservatório de Casal do Grilo ao reservatório da Quinta da Capela, com cerca de 4.800 m de comprimento, e que atravessa o Adutor da EPAL, a A23, a Ribeira de Santa Catarina, assim como, a linha do Norte e a linha da Beira Baixa, estando também prevista a reabilitação hidráulica e arquitetónica dos Furos AC5 e AC6, incluindo as ligações à nova conduta adutora.

Relativamente ao Sistema de Saneamento, a empreitada contempla a execução de um novo coletor de águas residuais, a desativação da antiga ETAR e respetiva Estação Elevatória inicial, bem como da ETAR compacta da Zona Industrial, que se encontram fora de serviço, desde o início de 2017, com a entrada em funcionamento da nova ETAR do Entroncamento.

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, que esteve acompanhado do presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha, sublinhou que este investimento em muito contribuirá para a melhoria de vida da população do concelho e para o ambiente, trazendo mais modernidade e fiabilidade ao abastecimento de água na cidade.

ultima hora

O Conselho de Ministros nomeou esta quinta-feira, 12 de julho, o novo conselho de administração do Hospital de Santarém.

Ana Marília Barata Infante, de 56 anos, que até aqui era administradora do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E. (quadro de pessoal do ex-Hospital de Egas Moniz), será a presidente, substituindo no cargo José Josué, que liderava a instituição desde 2005 e completou recentemente os 64 anos.

Os vogais executivos serão o cirurgião Paulo Sintra Silva, Miguel Ângelo Carmo da Silva, a ex-governadora civil de Santarém Sónia Isabel Sanfona Cruz Mendes e o enfermeiro João Luís Formiga.

O conselho de administração liderado por José Josué tinha terminado o seu mandado em dezembro de 2017, embora se vá manter ainda em funções até à tomada de posse dos novos elementos, que ainda não tem data marcada.

 

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis