chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

luis patricio goncalves

A Câmara Municipal de Coruche aprovou um voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado Luís Patrício Rosado Gonçalves, ocorrido a 30 de abril, aos 72 anos, dirigindo as mais profundas condolências à família enlutada.

Nascido a 13 de abril de 1946, Luís Patrício Gonçalves dedicou um longo período da sua vida à luta contra o regime fascista e integrou durante cerca de 20 anos a Assembleia Municipal de Coruche, na qualidade de Deputado Municipal eleito pelo Partido Socialista, partido pelo qual foi dirigente local e distrital do PS.

A Câmara Municipal de Coruche prestou-lhe a homenagem em vida na sessão pública dedicada ao 25 de Abril em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos das primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, destacando da ata os “notáveis serviços prestados enquanto Deputado Constituinte, eleito pelo círculo eleitoral de Santarém”.

Luís Patrício Gonçalves, foi deputado constituinte em 1975 e fez parte do grupo de pessoas a quem coube consolidar a democracia através da elaboração e aprovação da Constituição da República Portuguesa, elevando o nome da nossa terra e marcando a História da nossa jovem democracia.

"A Câmara Municipal de Coruche reconhece o valor interventivo e o importante papel que desempenhou ao longo da sua vida e em particular neste período da História de Portugal sem nunca deixar de intervir publicamente em Coruche, constituindo o seu falecimento uma enorme perda para o concelho", diz a autarquia em comunicado.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis