chamusca natalmicromineiro slide

antonio costa branca

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foram os convidados de honra do arranque oficial do ano letivo em Coruche, que este ano ficou aconteceu a 14 de setembro. O dia ficou marcado pela cerimónia de inauguração do Núcleo Escolar da Branca, um investimento total de 645 mil euros, com um financiamento FEDER de 403mil euros no âmbito do Pacto para a Coesão e Desenvolvimento da Lezíria do Tejo.

O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, considera que as presenças dos governantes “são um claro sinal da importância do investimento na educação e nas infraestruturas que permitem que todas as crianças, e em particular no ensino pré-escolar e de 1º ciclo possam atingir todo o seu potencial”.

O autarca considera que atualmente, "sobretudo nos territórios de interior, é fundamental valorizar os nossos recursos e as nossas crianças”.

O Núcleo Escolar da Branca, construído a partir da requalificação da antiga escola primária da aldeia, ocupa a totalidade do prédio onde se situava a antiga escola primária e parte de um terreno contíguo, adquirido pela Câmara de Coruche, onde foram construídos novos espaços.

O equipamento conta com duas salas de 1.º ciclo, uma sala de jardim-de-infância, uma sala para centro de recursos e biblioteca, refeitório com copa, espaço polivalente, sala de professores e de atendimento personalizado, espaços para arrumos, instalações sanitárias para pré-escolar, 1.º ciclo e para adultos e átrio de receção.

“Investindo na educação e nas infraestruturas que lhes darão as ferramentas necessárias para a aprendizagem, estamos a investir no nosso território e nas pessoas. É isto que estamos a fazer, quer a nível autárquico, quer a nível nacional”, concluiu o presidente da Câmara de Coruche.

Coruche-nucleo escolar branca

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves