chamusca appmicromineiro keepcalm

Educação

abrantesexpocarnivoros

“Coexistir com os grandes carnívoros: O Desafio e a Oportunidade” é o nome da exposição que está patente até ao final do mês de maio no Parque Tejo - Centro de Acolhimento e Interpretação do Tejo, localizado na margem sul do Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes.

Esta “é uma mostra documental sobre os grandes carnívoros da Europa, o lobo, lobo ibérico, urso pardo, glutão, lince euro-asiático e lince ibérico, que tem por objetivo dar a conhecer melhor estas espécies e aspetos como a distribuição, os hábitos alimentares, passando pelas ameaças à sua conservação, para além de pretender sensibilizar para a importância destes animais nos ecossistemas”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes.

Através de um conjunto de painéis informativos, são apresentados exemplos de gestão conjunta entre diferentes países e de projetos originais de conservação a nível europeu de alguns dos carnívoros ameaçados, realçando-se ainda a presença das espécies na cultura e sociedade europeia.

A exposição será motivo para a realização de visitas de estudo das escolas do concelho, que serão acompanhas pelas equipas técnicas do ParqueTEJO e do Grupo Lobo, Organização Não Governamental de Ambiente, organização responsável pela dinamização desta ação, segundo a mesma nota.

santaremEPVTestrangeiro

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), em Santarém, vai colocar 10 alunos em estágios profissionais em três países da Europa, ao abrigo do “Eramus +”, um programa de mobilidade da União Europeia para a educação e formação de jovens.

A Dinamarca vai acolher dois alunos do curso de restauração e dois do curso de multimédia, ao passo que outros dois alunos de restauração e uma aluna do curso de turismo têm como destino a Itália.

Os restantes três estudantes também são do curso de restauração e vão fazer a sua formação em contexto de trabalho em Espanha.

Os alunos serão acompanhados por professores da EPVT, que os ajudarão nos primeiros dias durante a primeira fase de integração.

santaremalimentacaosaudavel

A Câmara de Santarém aderiu à campanha “Comer Bem Dá Saúde”, que está a ser promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com o objetivo de fomentar hábitos de alimentação saudável nas escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância.

O projeto decorre durante o mês de março, com a introdução de um alimento saudável no almoço das crianças, no refeitório das escolas, onde, segundo uma nota de imprensa da autarquia, as ementas vão ser ajustadas de acordo com os alimentos e os dias propostos.

Para o dia 2 de março, os brócolos são o alimento escolhido e a ementa é peru estufado com fusilli e brócolos.

No dia 9, a refeição deve contemplar o feijão, sendo a sopa dessa leguminosa, ao passo que, no dia 16, a sobremesa é laranja e, no dia 23, iogurte.

No último dia, 30 de março, a ementa deve conter abóbora e por isso, o prato principal é cubos de porco estufado com macarrão, cenoura, abóbora, feijão-verde e salada de alface.

Desert Challenge 2017