chamusca appmicromineiro slide

Educação

corucheEPCprensa

Os alunos da Escola Profissional de Coruche (EPC) que desenvolveram um protótipo de uma prensa esmagadora de latas entregaram um destes equipamentos à empresa ITS, em São José da Lamarosa, que foi parceira na concretização do projeto.

Este mecanismo foi desenvolvido ao longo do triénio 2014 / 2017 por um grupo de quatro alunos do curso técnico de manutenção industrial / eletromecânica, no âmbito da sua “Prova de Aptidão Profissional” (PAP).

A ITS, empresa pertencente ao universo do Grupo ETSA, acompanhou a construção da prensa ao longo deste triénio, colaborando em todo o processo, sugerindo melhorias e fornecendo os materiais necessários, pelo que agora já poderá utilizar o equipamento nas suas instalações, na compactação de latas e conseguindo efetuar uma reciclagem mais eficaz.

“Esta é já a segunda parceria de desenvolvimento de equipamentos concretizada com as empresas do concelho de Coruche”, salienta uma nota de imprensa da EPC, recordando que, no ano letivo anterior, a empresa Arrozeiras Mundiarroz recebeu uma máquina de rasgar sacos, um mecanismo igualmente desenvolvido no laboratório de eletromecânica.

O Grupo ETSA, segundo a mesm nota, “encontra-se a apoiar outros dois projetos do curso técnico de manutenção industrial / eletromecânica, que estarão concluídos no próximo ano letivo”.

Na entrega da prensa, estiveram a diretora pedagógica da EPC, Isabel Fidalgo, o orientador educativo da turma, professor Carlos Redondo, o professor Fábio Santos, e os quatro alunos responsáveis pelo projeto, Carlos Guilherme, Carlos Costa, Jorge Trepeças e João Silva.

A empresa esteve representada pelo diretor geral, Rui Ferreira, o subdiretor, Rui Camilo, e o técnico de manutenção, Paulo Botelho.

torresnovasalunoserasmus

Os 11 alunos da Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) que estiveram a fazer estágios através do programa Erasmus+ em Salamanca e Fuerteventura, nas Ilhas Canárias, na vizinha Espanha, regressaram a casa depois de uma nova experiência profissional.

No total, segundo uma nota de imprensa da EPTN, “foram 19 os alunos da escola que aproveitaram este projeto para realizar o estágio curricular em empresas no estrangeiro”.

No próximo dia 30 de julho, será a vez dos alunos finalistas partirem para um mês de estágio extracurricular em Portsmouth, para quatro alunos, e Fuerteventura, que acolhe mais 11 estudantes.

Ao todo, serão 34 os estágios realizados ao abrigo do programa Erasmus+, um projeto que a Escola Profissional desenvolve desde 2015, acrescenta a mesma nota.

contanciavisitaespenha

Toledo, Valencia, Bilbao e Salamanca são as cidades espanholas que os alunos do 9º ano dos concelhos de Constância, Mação e Sardoal vão visitar durante a “viagem de estudo 2017”, cuja sétima edição arrancou esta segunda-feira, 24 de julho, e termina no próximo dia 31.

Durante uma semana, os jovens vão passar por alguns dos locais mais emblemáticos de cada cidade, casos da Catedral de Toledo, da cidade das Artes e da Ciência em Valencia, ou do Museu Guggenheim em Bilbao, numa iniciativa conjunta dos três municípios que visa reconhecer o empenho e o mérito daqueles que conseguiram completar este ciclo escolar.

“A viagem tem uma forte componente pedagógica e formativa, possibilitando aos estudantes o contacto próximo com outros povos e outras culturas e reforçando os valores de cidadania”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Constância, que acrescenta que esta iniciativa tem por objetivo incentivar os alunos a dedicarem-se às suas obrigações escolares, durante o ano letivo.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões