chamusca ascensao2017fna2017

Educação

santaremjardimliberdadecriancas

As comemorações do dia mundial da criança em Santarém deverão envolver perto de 1.500 alunos das escolas do concelho, no próximo dia 1 de junho.

As atividades, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, decorrem das 09h30 às 16 horas, no Jardim da Liberdade, onde vão decorrer diversos ateliês, música, dança, jogos tradicionais, demonstrações desportivas, insufláveis, construção de arcada de balões e pinturas faciais, entre outros.

O espaço vai também acolher demonstrações de meios da Escola Segura da PSP e terá uma zona de adoção de animais do canil e gatil municipal.

Para além destas atividades, durante todo o dia, a empresa municipal ViverSantarém disponibiliza entradas livres para crianças até aos 12 anos, acompanhadas pelas escolas ou famílias, no parque aquático municipal, onde se realizam também atividades lúdicas e desportivas, aulas de fitness, hidro kids, futebol, insufláveis e jogos pedagógicos.

A sala de leitura Bernardo Santareno acolhe sessões da apresentação do livro infantil “Desculpa por acaso viste o mar?”, de Alda Serras, às 10, 11 e 14 horas, ao passo que o Museu Diocesano de Santarém oferece visitas gratuitas às crianças acompanhadas por escolas ou famílias.

tomarIPTeficienciaenergetica

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos (POSEUR), num valor reembolsável que ronda os 2,1 milhões de euros, com vista à obtenção de uma maior eficiência na utilização dos recursos energéticos nas suas instalações.

No caso específico do IPT, segundo uma nota de imprensa da instituição, “o projeto contempla várias medidas, nomeadamente no que se refere ao isolamento térmico dos edifícios, bem como dos telhados da residência de estudantes, a substituição de toda a iluminação existente por luminária e tecnologia LED”.

O projeto prevê ainda a instalação de um sistema de gestão e monitorização energética que permite monitorizar e controlar os consumos de energia nos vários edifícios (com a possibilidade de corrigir padrões que se afastem do consumo normal), e a aquisição e instalação de painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica para autoconsumo.

Está ainda prevista “a substituição do atual parque de caldeiras para aquecimento de águas por equipamentos novos mais eficientes do ponto de vista do consumo de combustível e energia”, acrescenta a mesma nota.

santaremescolaalexandreherculano

Um porteiro da Escola EB 2,3 Alexandre Herculano, em Santarém, foi agredido a pontapé pelo pai de um aluno que estava a tentar forçar o torniquete para sair da escola.

O caso ocorreu esta terça-feira, 23 de maio, por volta hora de almoço, após o funcionário ter avisado o aluno que não poderia sair do estabelecimento sem passar devidamente o cartão na máquina.

Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, o pai, que estava junto ao portão, ouviu o ralhete ao menor e envolveu-se numa discussão com o porteiro, que acabou por ser empurrado e agredido a pontapé.

A equipa da Escola Segura da PSP de Santarém foi chamada ao local e identificou os envolvidos no episódio, que foi presenciado por vários encarregados de educação que aguardavam pela saída dos seus filhos.

Quando a polícia chegou, o alegado agressor já tinha abandonado o local.

Contatada pela Rede Regional, a presidente do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida Franca, confirmou a ocorrência da agressão ao funcionário e não quis prestar mais esclarecimentos, adiantando apenas que “o assunto está entregue às autoridades”.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis