chamusca appfestival bike2017

Economia

tomate 100 riabtejo

A marca "Guloso" lançou recentemente uma linha de produtos feitos a partir de tomate biológico produzido no Ribatejo. A nova gama de produtos está disponível em quatro referências: polpa de tomate, tomate em pedaços, concentrado de tomate e ketchup.

Segundo a marca, esta nova gama feita com tomate 100% ribatejano traz aos cozinhados o sabor puro da natureza, sem conservantes, sem glúten, sem lactose e sem organismos geneticamente modificados.

As novas embalagens estão identificadas com o selo "Biológico" e a respetiva certificação do Ecocert, o organismo de controlo e certificação para a agricultura biológica.

Joana Araújo, responsável de marketing da "Guloso" explica que esta nova gama de tomate biológico tem como objetivo ajudar a confecionar refeições saudáveis e saborosas, sem despender muito tempo.

nersantacaopromomocambique

A Nersant faz um balanço muito positivo da ação promocional que realizou durante cinco dias em Moçambique, onde promoveu o potencial económico da região do Ribatejo e reforçou as relações institucionais com o Estado daquele país africano.

“São muitas as oportunidades trazidas em carteira pela associação empresarial”, afirma o presidente da Comissão Executiva da Nersant, António Campos, dando como exemplo a reunião realizada com o vice-ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa, “onde a associação empresarial ficou a conhecer e tomou nota da estratégia futura do Governo moçambicano para a área económica”.

No âmbito desta estratégia, Ragendra de Sousa confirmou a António Campos a construção da via-férrea de Moatize-Nacala, corredor ferroviário que vai atravessar Moçambique e que será de grande importância para a exportação de produtos portugueses para este país.

Ainda durante a reunião, ficaram acordadas diversas parcerias futuras, sendo uma delas no âmbito da transferência de tecnologia no setor da agroindústria, área com grande potencial neste país.

Outra das parcerias analisadas foi na área do empreendedorismo, tendo o Governo moçambicano ambicionado replicar no seu território o modelo levado a cabo pela Nersant na região de Santarém.

Para além de diversos encontros institucionais, a ação promocional, que decorreu de 2 a 7 de setembro, em Maputo, realizou também uma visita à FACIM - Feira Internacional de Moçambique, a maior feira comercial de Moçambique, onde a a associação empresarial portuguesa realizou um seminário e uma mostra de produtos nos setores da alimentação e bebidas, construção civil, materiais e máquinas para o setor de construção, metalomecânica e mobiliário e decoração.

nersantvarsovia

No âmbito da sua estratégia de apoio à internacionalização das empresas e dos produtos agroindustriais nacionais, o Agrocluster Ribatejo vai realizar uma mostra promocional em Varsóvia, capital da Polónia, no próximo dia 14 de setembro.

A ação de promoção é direcionada a compradores, importadores e distribuidores, que poderão conhecer produtos portugueses como o azeite, azeitonas, vinhos, vinagres, enchidos, compotas, marmeladas, frutas frescas, sobremesas, molhos, sumos e néctares, entre outros.

Para além da exposição dos produtos junto dos profissionais presentes, a mostra conta com o acompanhamento técnico do Agrocluster Ribatejo, que estará em representação das empresas com um consultor especialista.

Na mostra, segundo uma nota de imprensa da Nersant, “estará disponível um brief report de informação de negócios sobre os potenciais compradores presentes”, e o Agrocluster Ribatejo realizará reuniões “B2B” com os compradores participantes, de acordo com os interesses comuns de ambos.

No evento será ainda realizado um cocktail de degustação e networking preparado pelo chef José Costa com os produtos portugueses representados no certame.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis