chamusca appmicromineiro slide

Economia

santaremnovoshoteis

Há dois investidores privados interessados em abrir novas unidades de alojamento no concelho de Santarém, uma delas no centro histórico da cidade e outra em meio rural.

A informação foi avançada pelo vereador Luís Farinha, à margem da conferência de imprensa que serviu para apresentar o “Santarém Street Food”, onde o responsável falou sobre a evolução do turismo nos últimos três anos.

Segundo o mesmo, que prefere para já não entrar em grandes pormenores, ambos os investimentos estão ainda em fase de estudo prévio, mas já foram apresentados à Câmara de Santarém.

No que se refere ao centro histórico, Luís Farinha diz ter visto “um projeto muito interessante e bem estruturado”, da responsabilidade de uma empresa de média dimensão ligada ao sector do turismo, e que já explora outras duas unidades na área metropolitana de Lisboa.

“Contribuiria certamente para dinamizar essa zona da cidade, que é também a ambição da Câmara de Santarém”, disse Luís Farinha à Rede Regional.

A futura unidade de alojamento em meio rural está a ser estudada por um investidor estrangeiro, que já comprou a propriedade onde poderá ficar instalada.

“É um projeto muito ligado ao turismo de natureza e que respeita os pressupostos da construção amiga do meio ambiente, sendo também autossustentável em termos energéticos”, adiantou o vereador, preferindo para já não revelar a zona do concelho em que será instalada.

Câmara satisfeita com o crescimento do turismo no concelho

Segundo Luís Farinha, o sector do turismo tem registado um crescimento significativo, facto que “mesmo numa conjuntura difícil, se traduz em resultados concretos a nível da economia local”.

Os números dos últimos três a quatro anos, de acordo com o vereador, mostram que o número de turistas a visitar a cidade tem subido, o turismo religioso cresceu e o número de estadias também aumentou, segundo os dados das unidades de alojamento.

Em finais de 2014, existiam 18 unidades de alojamento no concelho, número que subiu para 37 em julho de 2017.

No total, são 379 quartos, que “raramente são suficientes sempre que existe um evento de maior dimensão na cidade”, explicou Luís Farinha, para quem os dados mostram que o concelho de Santarém “tem ainda uma grande margem de progressão no sector turístico”.

abrantesmitsubishicanterecologica

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar no Tramagal, concelho de Abrantes, no arranque da produção do novo modelo Fuso eCanter, o primeiro veículo de mercadorias 100% elétrico a ser produzido em série.

O evento está marcado para quinta-feira, 27 de julho, às 15 horas, na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck, que foi selecionada pela empresa mãe para a produção da nova versão elétrica do modelo Canter.

Além do chefe de Estado, estarão também presentes outros membros do governo, representantes Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation e do Grupo Daimler, entre os quais o CEO da Daimler Trucks Asia, Marc Llistosella.

santaremstreetfood

O jardim das Portas do Sol vai acolher a 2ª edição do “Santarém Street Food” no próximo fim-de-semana, entre os dias 28 e 30 de julho, num evento que pretende repetir o sucesso de 2016, e que é complementado este ano por um festival de música, o “SoundSetFest”.

No total, o certame gastronómico vai acolher 12 carrinhas de comida de rua, com sabores de Portugal, Estados Unidos, Bélgica, Hungria, Turquia e Holanda, entre outros países.

Os visitantes poderão encontrar desde torricados, choco frito e sandes de porco e queijo da serra, no que se refere às propostas lusas, até aos tradicionais “hot dogs” e “chicken & chips” americanos, passando pelos kebab’s e crepes franceses, num certame onde a variedade na oferta promete não faltar.

“Queremos repetir o sucesso do ano passado, em que apareceu muita gente e tivemos filas enormes, mesmo com as noites bastante frias”, sublinhou Maria João Botas, da “Street Food on Tour”, durante a conferência de imprensa de apresentação do certame, que decorreu esta segunda-feira, 24 de julho.

O tema – “comidas do mundo” – surge “porque percebemos que tínhamos que ter uma oferta mais diversificada”, explicou a mesma responsável, na esperança de que a afluência de público atinja os números de 2016.

Ao longo dos três dias, o certame gastronómico vai ser complementado por aulas de yoga, animação desportiva para crianças, palhaços e o “SoundSetFest”, que se divide em duas sunset parties, nos dias 28 e 29 de julho.

Organizado pela associação cultural “Em Nome da Rosa”, uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a promoção de eventos artísticos na cidade, o festival vai contar com as atuações de Pedro Salvador, Joana Guerra e El Sur na sexta-feira, e de Mood Board, Quarto Escuro, 24 Robbers e Stomping at Six no sábado.

“O estilo de música que vamos trazer combina na perfeição com o conceito de street food, num cenário incrível como o das Portas do Sol”, sublinhou Catarina Pita Soares, da associação “Em Nome da Rosa”

Realizados com o apoio da Câmara de Santarém, o “Santarém Street Food” e o "SoundSetFest" fazem parte da programação oficial do “Verão In.Str é um Espanto”.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões