chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

rcs treinadores

Alguns dos nomes sonantes do rugby português, entre eles os treinadores Tomaz Morais e João Paulo Bessa, estiveram presentes em Santarém para o Curso de Treinadores Grau I de Rugby, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Rugby, como apoio do Rugby Clube de Santarém (RCS).

Durante quatro dias, os mais de 50 participantes, oriundos um pouco de todo o país, tiveram formação ao mais alto nível, especialmente dedicada ao treino de jovens e escalões de desenvolvimento e que contou também com a presença do diretor do programa “Get Into Rugby”, Jose Gorrotxategi, figura destacada do rugby internacional e responsável no Rugby Europe.

Com uma metodologia assente na prática, foram abordados diversos temas como metodologia de ensino pelo jogo, dominantes técnicas de base, sessão de treino, o perfil do treinador de jovens, capacidades físicas, leis do jogo e arbitragem ou código do rugby, entre outros.

Nesta formação estiveram presentes dez dos treinadores do RCS, um número representativo que reflete o desenvolvimento e crescimento que o clube tem vindo a demonstrar.

Paralelamente, houve também uma ação de formação creditada para treinadores de grau II e ainda uma outra ação de formação dedicada aos pais e diretores técnicos de equipa.

Os escalões de formação do RCS voltam esta semana aos treinos e a competição regressa no dia 29 de Setembro, onde os sub-16 se deslocam a Évora para disputar a subida à 1ª divisão nacional.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis