chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

joao rafael gomes

Joaquim Rafael Gomes, operacional dos Bombeiros Municipais de Santarém, vai representar a corporação e o nosso país nos Jogos Europeus de Bombeiros e Polícias, que se realizam de 21 a 29 de setembro, em Gibraltar.

Campeão Nacional de Sub 21 na modalidade de taekwondo, em 2011, Joaquim Gomes, natural de Almeirim, atualmente com 27 anos, tem vários títulos distritais na modalidade e várias presenças em provas internacionais, onde já conseguiu alguns bons resultados.

Com 1 metro e 93 de altura, Joaquim Gomes vai competir no escalão de -68 quilos e não esconde que vai para ganhar. Há vários meses que treina pelo menos hora e meia por dia (3 horas nos dias de folga) e apesar da concorrência que deverá vir essencialmente dos russos e espanhóis, quer subir ao lugar mais alto do pódio.

Esta presença é um dos maiores desafios do atleta ribatejano, que entrou para o taekwondo um pouco por acaso, aos 11 anos, quando era praticante de atletismo. A irmã, que era ginasta, treinava à hora do taekwondo e Joaquim começou a assistir a alguns treinos. Gostou, e foi até hoje.

A sua carreira desportiva só não foi mais longe devido a uma lesão que o afastou da competição durante cerca de 2 anos. “Devia ter começado mais cedo e não me devia ter lesionado”, responde quando lhe perguntamos o que faltou para “voar” mais alto.

joao rafael gomes1Ainda assim, os 27 anos dão-lhe alguma margem para poder sonhar com resultados de nível, assim as lesões e os apoios ajudem. Para já vai aos Jogos Europeus de Bombeiros e Polícias com o apoio da Câmara de Santarém.

Apesar das frequentes brincadeiras dos colegas bombeiros, Joaquim garante que nunca necessitou de aplicar nenhum golpe marcial em nenhuma ocorrência e diz mesmo que o taekwondo é uma modalidade que nada tem de violento.

“Evito sempre situações dessas e nunca estive metido em nenhuma confusão”, garante.

A prova de Joaquim Rafael Gomes realiza-se no dia 23. Para ganhar terá de vencer 3 a 4 combates, que se disputam no sistema de eliminatória.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves