banner jogos veraomicromineiro slide

Desporto

sergio santos01

Sérgio Santos, treinador medalhado nos jogos olímpicos e campeão do mundo de triatlo, está a lançar um novo projeto de treino de alto rendimento em que pretende colocar os seus mais de 20 anos de experiência ao serviço de outros atletas e treinadores, sobretudo nas modalidades associadas ao triatlo: natação, ciclismo e atletismo.

A Ontrisports, com sede em Rio Maior, tem como missão a formação de treinadores, avaliações metabólicas e biomecânicas a atletas e organização de eventos, entre os quais campos de treino, ações de formação e competições.

"A ideia foi germinando ao longo dos últimos anos em função das experiencias profissionais e pessoais pelas quais fui passando, sendo que o envolvimento de toda a família em atividades relacionas com o triatlo, nas suas mais diversas facetas foi essencial", explicou à Rede regional Sérgio Santos, acrescentando que a ideia não foi só sua, mas também da sua esposa, Anabela.

"Depois de 10 anos no cargo de Diretor Técnico Nacional na Federação de Triatlo de Portugal e 8 anos como Diretor Técnico na DESMOR, sentimos que este era o momento ideal para tentarmos lançar um projeto apenas e só orientado pelos nossos ideais, convicções e motivações", refere.

Apesar do seu percurso profissional poder induzir a uma ligação entre a Ontrisports e a DESMOR, Sérgio Santos faz questão de separar as águas e explicar que são duas empresas totalmente independentes, embora tenham tudo a ganhar trabalhando em conjunto.

"Vamos continuar a trazer utilizadores para a DESMOR tal como sempre o fiz nestes 8 anos, prestando serviços de qualidade na área do enquadramento técnico, avaliações e organização de training camps naquele que consideramos melhor complexo desportivo do país para a prática do Triatlo", esclarece.

A Ontrisports terá serviços diferenciadores que pretendem beneficiar os utilizadores da DESMOR, a região de Rio Maior e todo o território nacional , sempre com a perspetiva de internacionalização que procurou trazer para Rio Maior nestes anos. As instalações da empresa, neste inicio de atividade, estão inclusive no centro empresarial que é gerido pela DESMOR e integrado no Complexo Desportivo.

Lançamento oficial a 31 de agosto

sergio santos03O lançamento oficial da Ontrisports está marcado para o dia 31 de agosto, momento em que vai organizar um campo de treino para atletas amadores entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Complexo Desportivo de Rio Maior.

A cerca de um mês para o IronMan 70.3 de Cascais e na proximidade de outras competições de triatlo longo agendadas entre os meses de setembro e novembro, os triatletas com foco prioritário na longa distância vão poder disfrutar neste campo de treino de serviços de apoio e condições de treino ao nível do melhor que se faz em qualquer parte do mundo.

O estágio está aberto a todos os níveis desportivos e para todo o perfil de atletas, tendo sido criadas condições especiais para os acompanhantes e familiares que queiram relaxar e aproveitar o fim-de-semana para atividades de lazer.

A Ontrisports vai contar até ao final do ano com um espaço na área das avaliações e do trabalho individualizado, onde os atletas vão poder receber aconselhamento sobre a melhor forma para potenciar o rendimento desportivo e treinar de forma cada vez mais assertiva, reduzindo simultaneamente os riscos de lesão.

Um treinador de referência

sergio santos02Atualmente com 48 anos, Sérgio Santos, nascido em França, vive em Rio Maior há vários anos. Licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em treino de Alto Rendimento, é um dos maiores especialistas nacionais da área desportiva e um dos treinadores de elite da Federação Internacional de Triatlo, entre outros cargos de relevo ligados ao ensino e competição.

Director Técnico Nacional da Selecção de Portugal de Triatlo entre os anos de 2000 e 2010, altura em que treinou alguns dos melhores triatletas mundiais, casos da nº1 mundial no ano de 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, Vanessa Fernandes, de Bruno Pais, e de algumas das grandes esperanças olímpicas do triatlo português como João Silva ou João Pereira, entre outros.

Em outubro de 2010, assumiu as funções de Director Técnico da Empresa Municipal DESMOR, EEM, em Rio Maior, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento e rentabilização das infraestruturas da "capital" do desporto.

"Tentei sempre retribuir com o meu melhor. Esperamos que este seja o início de algo que possamos legar aos nossos filhos e que ajude a formar cada vez mais gente no desporto que nos apaixona", afirma Sérgio Santos.

sergio santos01

sl cartaxo

Os sócios do Sport Lisboa e Cartaxo vão ser chamados no dia 24 de julho, terça-feira, pelas 21h00, a confirmar as deliberações proferidas em reuniões anteriores em que foi deliberada a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

Em causa estão as decisões tomadas a 30 de agosto de 2017 e a 9 de abril de 2018, que aprovaram a constituição da SAD, mas cujos pressupostos iniciais sofreram algumas alterações que levantaram questões no registo das mesmas na conservatória, sendo que, formalmente, a SAD do SL Cartaxo ainda não tem personalidade jurídica.

Em declarações à Rede Regional, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Cartaxo, Vasco Cunha, explicou que inicialmente foi acordado que a SAD teria dois sócios privados, cada um com 40% do capital, ficando o clube com os restantes 20%. Mas a situação alterou-se com a existência de apenas um parceiro privado (o empresário guineense Faustino Gomes), que ficará com 80% da SAD, permanecendo o clube com os mesmos 20%.

A Assembleia irá também apreciar e votar a designação dos membros da comissão administrativa que irão outorgar a escritura de constituição da SAD, atribuindo-lhes poderes para "negociar, ajustar e assinar o respetivo pacto social" bem como a confirmação da manutenção em funções da actual comissão administrativa até à próxima assembleia geral eleitoral.

Recorde-se que os destinos do Sport Lisboa e Cartaxo estão entregues a comissões administrativas há cerca de 6 anos, tendo entretanto surgido o empresário de jogadores Faustino Gomes, que pretende criar a SAD e que já geriu os destinos da equipa sénior na época passada.

Esta assembleia geral é assim uma forma de ratificar decisões anteriores, incluindo a constituição formal da SAD, evitando que essas mesmas decisões possam futuramente ser impugnadas judicialmente.

Resolvido este assunto, em finais de agosto ou princípio de setembro, deverá ser convocada nova assembleia geral eleitoral para os órgãos sociais do clube.

 wakeboard

A mais recente campanha turística da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo chama-se “Castelo de Board” e tem como objetivo atrair locais e visitantes para a prática de vários desportos náuticos, com destaque para o wakeboard, uma modalidade em ascensão em todo o mundo.

“Temos no Médio Tejo a primeira estância do mundo de wakeboard, com cinco locais diferentes para a prática da modalidade, todos com um cenário natural único e um nível de dificuldade adaptado à experiência de cada um. É um desporto que começou por ser apenas praticado de barco e estes cinco cable parks vieram tornar o desporto mais acessível, mais económico, mais amigo do ambiente e mais sustentável”, explica Miguel Pombeiro, Secretário Executivo da CIM Médio Tejo.

Os cinco cable parks de Wakeboard estão colocados em Aldeia do Mato (Abrantes); Lago Azul (Ferreira do Zêzere); Montes (Tomar); Trízio (Sertã) e Fernandaires (Vila de Rei) e são o centro da ação em Castelo de Bode este verão, mas há mais atividades náuticas para praticar gratuitamente, como Stand Up Paddle (SUP), Ski, passeios de barco e Kayak. O calendário é vasto, tem uma duração de 90 dias e uma extensão de 60kms.

De segunda a sexta, até 30 de setembro, entre as 10h00 e as 14h00, é possível experimentar Wakeboard em qualquer um dos cinco cable parks. Aos fins de semana o local e os horários variam, com Wakeboard e outras atividades em pontos diferentes da albufeira:

-       14 -15 julho -Vila Nova / Serra (Try SUP; Kayak, Ski, Wake; Boat Trips)

-       28-29 julho – Aldeia do Mato (Try SUP; Kayak, Ski, Wake; Boat Trips)

-       4 – 5 agosto – Fernandaires (Wakeboard - 9h às 13h)

-       10 – 12 agosto - Praia Fluvial do Lago Azul (Wakboard - 9h às 13h)

-       18-19 agosto - Dornes (Try SUP; Kayak, Ski, Wake; Boat Trips)

-       25-26 agosto - Fernandaires (Try SUP; Kayak, Ski, Wake; Boat Trips)

-       7 – 9 setembro - Praia Fluvial do Trízio (Wakeboard - 9h às 13h)

-       15 – 16 setembro - Praia Fluvial dos Montes (Wakbeorad - 9h às 13h)

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis