chamusca ehtoiromicromineiro slide

Desporto

rcs treinadores

Alguns dos nomes sonantes do rugby português, entre eles os treinadores Tomaz Morais e João Paulo Bessa, estiveram presentes em Santarém para o Curso de Treinadores Grau I de Rugby, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Rugby, como apoio do Rugby Clube de Santarém (RCS).

Durante quatro dias, os mais de 50 participantes, oriundos um pouco de todo o país, tiveram formação ao mais alto nível, especialmente dedicada ao treino de jovens e escalões de desenvolvimento e que contou também com a presença do diretor do programa “Get Into Rugby”, Jose Gorrotxategi, figura destacada do rugby internacional e responsável no Rugby Europe.

Com uma metodologia assente na prática, foram abordados diversos temas como metodologia de ensino pelo jogo, dominantes técnicas de base, sessão de treino, o perfil do treinador de jovens, capacidades físicas, leis do jogo e arbitragem ou código do rugby, entre outros.

Nesta formação estiveram presentes dez dos treinadores do RCS, um número representativo que reflete o desenvolvimento e crescimento que o clube tem vindo a demonstrar.

Paralelamente, houve também uma ação de formação creditada para treinadores de grau II e ainda uma outra ação de formação dedicada aos pais e diretores técnicos de equipa.

Os escalões de formação do RCS voltam esta semana aos treinos e a competição regressa no dia 29 de Setembro, onde os sub-16 se deslocam a Évora para disputar a subida à 1ª divisão nacional.

santaremabitureiastriolhodores

A atleta riomaiorense Inês Henriques é a madrinha da 5ª edição do trail “Trilho das Dores”, que se realiza no próximo domingo, 23 de setembro, na freguesia de Abitureiras, concelho de Santarém.

A campeã do mundo e da Europa nos 50 quilómetros marcha vai estar presente nesta iniciativa e será homenageada pela organização e pelos atletas presentes antes do início da prova, pelas 8h45.

O “Trilho das Dores”, uma das melhores provas da modalidade que se realiza no Ribatejo e que faz parte do circuito nacional de trail, divide-se em dois trail’s de 35 e 20 quilómetros, respetivamente, e uma caminhada de 15 quilómetros.

Tal como nas edições anteriores, é esperada a participação de centenas de praticantes deste desporto de ar livre nas Abitureiras, numa prova também reconhecida pelo convívio que proporciona a todos os participantes.

santaremfootgolf6etapa

A equipa do Ribalentejo Footgolf Club, composta maioritariamente por jogadores da zona de Santarém, venceu a sexta etapa do campeonato nacional de footgolf, que se disputou no passado sábado, 15 de setembro, no campo de golfe do Penha Longa Resort, em Sintra.

Para a classificação geral, pontuaram César Piedade, que foi 2º da geral individual com 51 chutos, Vasco Jorge, com o 5º lugar da geral com 57 chutos, e Pedro Brito, 7º na classificação individual com 58 chutos.

Dividido em sete etapas, o campeonato nacional de footgolf é uma das provas que serve de apuramento para o próximo mundial deste desporto, que se realiza no “Madeen Golf Resort”, perto de Marraquexe, em Marrocos, entre os dias 9 e 16 e dezembro.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis