chamusca appelgalego natal2017

Desporto

riomaiorineshenriquespremio

A Confederação do Desporto de Portugal entregou a Inês Henriques o prémio “Atleta do Ano Feminino 2017”, durante a Gala do Desporto, que se realizou esta quarta-feira, 17 de janeiro, no Casino Estoril, em Lisboa.

O número de votos na atleta de Rio Maior, de 37 anos, superou as restantes nomeadas nesta categoria, que eram Joana Schenker, no bodyboard, Teresa Portela, na canoagem, Cláudia Neto, no futebol, e Cláudia Santos, no desporto para com deficiência-atletismo.

Em 2017, Inês Henriques sagrou-se campeã do mundo e recordista dos 50 quilómetros marcha.

O seu treinador, Jorge Miguel, era também um dos cinco finalistas na categoria “Treinador do Ano 2017”, que foi ganha por Hélio Lucas, ligado à canoagem.

Ainda dos desportistas ribatejanos que estavam nomeados, a jovem ciclista Maria Martins (mais conhecida por “Tata” Martins) chegou ao top five da categoria “Jovem Promessa”, que foi entregue ao futebolista do Sporting Bruno Fernandes.

riomaiorcongressotriato

A Associação de Treinadores de Triatlo de Portugal (ATTP) vai realizar o seu 2º congresso técnico-científico no próximo dia 4 de Fevereiro, no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Este congresso vai contar com a participação de algumas figuras de topo da modalidade a nível mundial, casos de Malcolm Brown, treinador dos irmãos Alistair e Jonathan Brownlee, que conquistaram quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.

Segundo uma nota de imprensa da organização, serão discutidos temas como o alto rendimento, a nutrição, formação de treinadores, organização de eventos e novas tecnologias entre outras questões de interesse para treinadores, atletas, dirigentes e estudantes na área do desporto, entre outros agentes desportivos.

No dia anterior, 3 de Fevereiro, realiza-se o “5º Duatlo Cidade de Rio Maior”, a partir das 15 horas, uma competição a contar para o campeonato nacional de clubes e que abre a temporada competitiva da Federação de Triatlo de Portugal.

riomaiorduatlo

A 5ª edição do duatlo “Cidade de Rio Maior” vai realizar-se no próximo dia 3 de fevereiro, com provas a contar para o campeonato nacional de clubes, campeonato nacional universitário e campeonato nacional de cadetes e juniores.

A competição, na distância 5,1 quilómetros de corrida, 18,7 quilómetros de ciclismo e 2,4 quilómetros de corrida, vai decorrer durante a tarde, com partida às 15h30 das atletas femininas e às 15h45 para os homens, percorrendo algumas das ruas centrais da cidade e zona das Marinhas do Sal.

A partida e o parque de transição da prova, que na edição de 2017 registou uma participação de cerca de 300 atletas, estará novamente localizado na zona norte do pavilhão multiusos da cidade.

A meta vai ficar em frente ao centro de estágios, explica uma nota de imprensa da Desmor, que acrescenta que parte das principais ruas da cidade vão estar condicionadas ao trânsito entre as 13h30 e as 18 horas.

Coruche: Partida Sahara Desert Challenge | Fotos: João Dinis