chamusca pinoquioTecfresh17

Categoria: Cultura

Presépios feitos de sal, animação nas lojas e restaurantes, artesãos a trabalhar ao vivo e o Pai Natal, com as suas renas e duendes para entreter os mais novos, são algumas das atividades para descobrir nas Marinhas do Sal, que se vão transformar-se numa verdadeira aldeia natal aos fins-de-semana e feriados desta quadra natalícia.

A neve será substituída pelo sal nesta pequena localidade às portas de Rio Maior, que se distingue pelas suas casas em madeira de traços rústicos e pelas suas salinas naturais, que vão dar corpo a um Natal diferente.

A edição deste ano vai ficar marcada pela a estreia do leão, a mascote do concelho de Rio Maior, e que é inspirada na famosa "batida ao leão de Rio Maior" celebrizada por Fernando Pessa, e cuja imagem natalícia fará certamente as delícias dos mais novos.

A organização, a cargo da Câmara de Rio Maior, vai também colocar também à disposição dos visitantes uma série de divertimentos numa tenda gigante próxima das Marinhas do Sal.

Para a presidente da autarquia, Isaura Morais, esta é uma iniciativa que, “congregando as vontades das várias instituições e associações que têm responsabilidades na promoção e manutenção desta paisagem natural, promove o espaço e potencia as mais-valias turísticas das salinas, um espaço a visitar até ao final de Dezembro”.

Recorde-se que as salinas de Rio Maior receberam recentemente o Prémio Geoconservação 2012, entregue pela ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) e fazem parte do projeto transnacional Ecosal-Atlantis, projeto de recuperação das salinas da rota do sal do atlântico.

A inauguração oficial desta iniciativa está marcada para domingo, 1 de dezembro, às 15h30, junto ao posto de turismo das Marinhas do Sal.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis