chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

Categoria: Cultura

chamuscaehtoiro2018

Sendo um certame que pretende reafirmar as raízes culturais e ancestrais da festa taurina, a edição de 2018 do “Eh! Toiro” levou milhares de aficionados à Chamusca, que durante quatro dias assistiram a touradas, pegas de cernelha, largadas, “encierros” e recortadores, provando também a carne de toiro bravo.

Perante a afluência de público, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Queimado, recordou o desafio lançado em 2014, aquando da semana da Ascensão, a um conjunto de aficionados chamusquenses, para colocarem de pé um evento ligado à cultura taurina.

Seis meses depois, foi realizada a primeira edição do “Eh! Toiro”, por uma associação com o mesmo nome que tem crescido e realizado outros eventos, e é também responsável pela realização dos eventos taurinos da semana da Ascensão.

Entre os dias 4 e 7 de outubro, este evento reforçou a identidade do concelho da Chamusca e a sua ligação à festa brava, num programa onde se destacou a corrida que encheu a praça de toiros local, prestes a comemorar o seu centenário em 2019, o concurso de cernelhas que contou com a participação de 7 grupos nacionais, e a demonstração de recortadores e uma largada de bezerros.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis