chamusca ehtoiromicromineiro slide

Categoria: Cultura

salvaterragloriaexposoldados

“Soldados Glorianos na Grande Guerra” é o nome da exposição que vai ser inaugurada no próximo sábado, 25 de agosto, às 17 horas, no Museu Etnográfico da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos.

Organizada pela Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo (ADPECGR), a mostra surge nas comemorações dos 100 anos da batalha de La Lys, onde estiveram vários soldados da vila.

“Após pesquisa no Arquivo Histórico Militar, conseguiu-se apurar que 25 soldados glorianos participaram neste conflito bélico; apenas um faleceu, o soldado Custódio da Costa, que foi enterrado em França no cemitério de Richerbourg L’Avoe”, lê-se num comunicado de imprensa da ADPECGR.

A 9 de abril de 1918, dia da batalha de La Lys, muitos deles estavam na frente da guerra e alguns foram capturados e feitos prisioneiros em campos alemães, pelo que esta exposição tem como objetivo prestar um “tributo à memória e à coragem dos soldados glorianos da grande guerra, para que a História não os esqueça”.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis