chamusca ehtoiromicromineiro slide

Cultura

torresnovasjoelnetoescritor

“Meridiano 28” é o nome do livro que o escritor Joel Neto vai apresentar na biblioteca municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, no dia 8 de outubro, em duas sessões, uma primeira para alunos do ensino secundário às 14h30, e outra para o público em geral, às 21h30.

Nascido em 1974, Joel Neto é um romancista e colunista português que já produziu uma dúzia de livros dos mais diferentes géneros, tendo começado a atingir os tops de vendas nacionais com “Arquipélago”, um romance de 2015, e “A Vida no Campo”, um diário escrito em 2016, ambos bastante aclamados pela critica especializada.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Torres Novas, o autor conhece bem a cidade e conserva ainda uma ligação afetiva por ter aqui residido em criança.

streetfood-str

IMAGEM DE ARQUIVO / ILUSTRATIVA

O Jardim de São Domingos, em Santarém, vai receber nos dias 28 e 29 de setembro, sexta-feira e sábado, o 1º Festival de Street Food, organizado pela Associação de Residentes em São Domingos (ARSD).

Instalado junto ao ringue polidesportivo, o festival terá um cariz essencialmente social, uma vez que tem como objectivo prioritário fomentar o convívio entre os residentes do bairro de São Domingos, o mais populoso de Santarém, e proporcionar a crianças e adultos um dia de gastronomia e música ao vivo.

A ARSD conta com a colaboração da Associação de Street Food Portugal, que irá trazer conceitos de street food diversificados. Até ao momento já estão inscritos O Crunchy's, Dom’gelatto, Poncha e Salxibox, esperando-se a vinda de várias outras viaturas.

O festival abre na sexta-feira, ás 18h00, e além da gastronomia, na sexta feira, pelas 20h30, haverá um recital de guitarra com reportório pop rock moderno por Alexandre Bento, presidente da Escola de jazz e música moderna – Músicos Associados. No Sábado, às 20h30, actuam Os Charruas.

ras

A segunda Residência Artística de Santarém (RAS) arranca esta sexta-feira, 14 de serembro, no Centro Cultural Regional de Santarém (Fórum Actor Mário Viegas), juntando, até dia 22, jovens artistas de diferentes áreas que irão trabalhar o tema “Memória”.

As iniciativas desta segunda edição da RAS incluem a pintura de um mural, a realização de uma “escultura social”, feita em atelier e posteriormente espalhada pela cidade com a interação do público, uma apresentação de ‘videomaping’ artística, uma aula com o projeto “Incluir”, um concurso de contos, com o premiado a ser divulgado no último dia, um passeio pela cidade com ‘urbansketching’, entre outras atividades.

Os trabalhos resultantes da RAS estarão expostos de 22 a 29 de setembro no Fórum Actor Mário Viegas.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis