chamusca carmen theomicromineiro slide

Cultura

torresnovasvirginiateatrocriancas

“Nocturno” é o nome da peça destinada aos mais pequenos que vai ser apresentada no teatro Virgínia, em Torres Novas, no dia 29 de abril, a partir das 11 horas.

O espetáculo, que pretende também assinalar o dia mundial da dança, junta a música Joana Gama ao coreógrafo Victor Hugo Pontes numa peça que tenta desmistificar a noite enquanto um dos grandes mistérios do imaginário infantil.

Nocturno “faz a ponte entre o mundo das artes e o mundo das crianças, dois universos em que a noite nunca deixou de ser simbólica, porque nunca deixou de representar a fronteira entre o que vemos e o que não vemos, entre o que imaginamos, o que sonhamos e o que tememos”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Torres Novas.

Licenciado em artes plásticas, Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978, e tem desenvolvido trabalho como ator, cenógrafo, professor, coreógrafo e encenador, tendo já trabalhado em França, Rússia, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria, Brasil, entre outros.

Para além de uma intensa atividade como solista, Joana Gama, nascida em Braga em 1983, doutorou-se recentemente em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, e tem estado envolvida em projetos que associam a música às áreas da dança, do teatro, do cinema e da fotografia.

Os bilhetes custam 3 euros.

entroncamentofestaflor

A 4ª edição da festa da flor do Entroncamento vai realizar-se entre os dias 19 e 28 de maio, tendo um programa de atividades que inclui exposições, música, teatro, artesanato, workshops, ateliers, desfile de moda gastronomia e animação infantil, além da tradicional decoração floral dos espaços públicos e privados do concelho.

Este ano, “Entroncamento em flor” é o lema da iniciativa, que “pretende envolver a população e trazer a primavera à cidade”, adianta uma nota de imprensa da Câmara Municipal, onde se explica que “todos os munícipes e comerciantes são convidados a decorar as suas janelas, varandas ou montras de lojas e contribuir assim para embelezar e colorir a cidade”.

“As rotundas, jardins, praças e ruas da cidade serão decoradas com flores produzidas por várias instituições, associações e particulares que se quiseram associar a este evento, mas cada um pode dar o seu contributo e decorar a sua casa ou a sua rua”, acrescenta a mesma nota.

benaventesamorasemanataurina

Os encierros "Puro Ribatejo" e os espetáculos no Largo do Calvário são as principais novidades da XII semana taurina de Samora Correia, no concelho de Benavente, uma iniciativa que promete levar milhares de aficionados à cidade de 25 de abril a 1 de maio.

Os touros bravos e em pontas da ganadaria José Dias vão correr desde a Quinta dos Gatos até ao Largo do Calvário, onde serão recolhidos, sendo depois largado um touro para ser lidado pelos recortadores e aficionados no largo e ruas anexas.

Segundo o programa deste evento, haverá largadas de touros, novilhos e vacas todos os dias, e ao fim de semana e véspera de feriado realizam-se as tradicionais noturnas.

No dia 1 de maio, terá também lugar a tradicional tarde dedicada às crianças e jovens, com bezerrada e vacada popular antes da última largada da semana taurina de Samora Correia.

Este ano, haverá também animação no largo do Calvário, com destaque para os concertos gratuitos com “Los Romeros” e “Sonido Andaluz”, e para a gala taurina.

O centro cultural de Samora Correia terá patentes várias exposições onde a festa brava é o denominador comum, e vai ainda acolher um encontro de bandas e um espetáculo de flamenco.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis