chamusca appelgalego natal2017

Cultura

concerto solidario

O concerto solidário de ano novo organizado no sábado, 13 de janeiro, em parceria pela Associação Académica de Santarém, Câmara e União de Freguesias da Cidade de Santarém, W Shopping e Rodoviária do Tejo, teve uma receita de bilheteira de 11 mil euros, que vai ser distribuída por cinco instituições do concelho, disse à Lusa fonte da organização.

O espetáculo, com bilhetes a dez euros, encheu praticamente o Grande Auditório do Centro Nacional de Exposições, conseguindo assim uma receita superior a 2 mil euros para cada uma das 5 instituições apoiadas - APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Santarém, a Farpa - Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, o Lar de Santo António da Cidade de Santarém, o Lar dos Rapazes da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Fundação Luiza Andaluz.

O concerto, com a Orquestra Clássica Amorevole, foi apresentado pelo conhecido maestro António Vitorino de Almeida e teve a direção do também maestro António Costa. Cecília Rodrigues (soprano), Marco Alves dos Santos (tenor) e Luís Rodrigues (barítono), foram outros nomes de destaque do concerto, onde foram interpretados trechos musicais das grandes óperas de Mozart, Rossini, Strauss, Verdi, Donizetti, Sorozabal e de Bizet.

 

santaremantoniopelarigoobito

O fadista scalabitano António Pelarigo faleceu esta terça-feira, 16 de janeiro, aos 64 anos, vítima de doença prolongada.

Nascido a 30 de maio de 1953 na aldeia das Caneiras, à beira do Tejo e às portas de Santarém, António Pelarigo era uma voz bastante reconhecida e respeitada no circuito do fado a nível nacional, tendo gravado e privado com alguns dos maiores fadistas portugueses, entre os quais Amália Rodrigues, Carlos Zel e João Ferreira-Rosa, e atuado nas melhores casas de Lisboa e do Porto.

O cantor celebrou 40 anos de carreira em 2014, com o lançamento de um álbum de originais, 20 anos depois da sua última passagem por um estúdio de gravação.

O trabalho, intitulado “António Pelarigo”, foi produzido por José Cid, e foi lançado no Convento de São Francisco, em Santarém.

a6No passado dia 4 de dezembro, o fadista scalabitano gravou com Mariza, um episódio divulgado nas redes sociais pela própria cantora, dando conta do “privilégio” de trabalhar com ele.

O corpo de António Pelarigo estará em câmara ardente na igreja das Portas Do Sol, a partir das 16 horas, estando as cerimónias fúnebres marcadas para as 10h30 de quarta-feira, 17 de janeiro.

matias damasio

O cantor angolano Matias Damásio e a banda portuguesa HMB são os principais nomes do cartaz da Festa de Amiais de Baixo, que se realizam de 2 a 6 de fevereiro nesta popular freguesia do concelho de Santarém.

Os HMB abrem o cartaz musical das festas em honra do Mártir São Sebastião, padroeiro da vila, no dia 2, sexta-feira, à meia noite, enquanto Matias Damásio sobe ao palco no dia seguinte, sábado, à mesma hora. AS Band, no dia 4, e Sons do Minho, no dia 5, completam o cartaz musical já conhecido.

O programa completo será revelado em breve.

Coruche: Partida Sahara Desert Challenge | Fotos: João Dinis