chamusca ascensao2017fna2017

Cultura

santaremcicloorgao

O terceiro Ciclo de Órgão de Santarém, que tem como temática o canto gregoriano e o órgão em Portugal, tem uma programação que se vai estender durante cerca de dois meses.

De 3 de junho a 30 de julho, esta iniciativa vai contar com a participação de 11 organistas, cinco concertos, um recital, uma missa cantada e uma conferência, segundo a programação que foi apresentada em conferência de imprensa, esta quinta-feira, 25 de maio.

David Paccetti Correia é o diretor deste Ciclo de Órgão de Santarém, que junta na sua organização a Câmara Municipal, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Além de promover a música e divulgar o repertório de canto gregoriano, esta iniciativa visa também dar a conhecer o património organológico da cidade, após a reabilitação e restauro dos órgãos históricos de Santarém, entre 2007 e 2015.

barquinhalimeirassopas

O Centro Cultural e Desportivo Limeirense, em Limeiras, aldeia da freguesia de Praia do Ribatejo, Barquinha, vai realizar o seu quinto festival das sopas este domingo, 28 de maio, a partir das 13 horas.

O evento gastronómico vai oferecer ao público 22 sopas de restaurantes da região ou confecionadas pela direção e por voluntários da aldeia, com bebidas à descrição e sobremesa.

Os preços serão de 6 sopas para não sócios e 5 sopas para sócios com cotas em dia, e incluem bebida, sopa, pão, sobremesa e oferta da tigela personalizada alusiva ao evento.

O festival, que que espera cerca de 200 participantes, não carece de inscrição ou reservas, mas é limitado aos lugares existentes no salão.

santaremcorridatoirosluxo

A monumental Celestino Graça, em Santarém, vai acolher três gigantes da tauromaquia mundial numa corrida única na temporada portuguesa, e que junta em praça Diego Ventura, Morante de la Puebla e Julián López “El Juli”.

Os espanhóis exibirão a sua arte no próximo dia 10 de junho, feriado nacional, a partir das 18 horas, lidando touros das divisas Guiomar Cortes Moura, a cavalo, e Núñez del Cuvillo e Garcigrande, a pé.

As pegas vão estar a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Esta feira taurina de 2017, inserida no programa da Feira do Ribatejo, inclui ainda uma segunda corrida no dia 17 de julho, que contará com a presença do matador de touros Juan José Padilla “El Pirata”.

Padilla irá alternar com os cavaleiros Luís Rouxinol, na comemoração dos seus 30 anos de alternativa, e João Moura Caetano, que também dispensa apresentações.

Neste espetáculo, serão lidados touros das divisas Cunhal Patrício e Paulo Caetano, cabendo as pegas, em solitário, novamente aos forcados scalabitanos.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis