banner jogos veraomicromineiro slide

Cultura

abrantesexpoquartelpedrohenriques

“Birbante” é o nome da exposição de Pedro Henriques que está patente ao público até dia 31 de outubro no quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes, com curadoria de Nuno Faria.

Desta mostra, composta por 21 peças de desenho, pintura, escultura e fotografia, segundo uma nota de imprensa da autarquia, “destaca-se o projeto «Mixers», que valeu a Pedro Henriques o Prémio Novo Banco Revelação 2014”.

São “imagens de uma mesa de mistura áudio que adquirem especial interesse visual através da aplicação de diversas distorções visuais a fotografias técnicas daquele objeto, depois impressas em placas de madeira recortada”.

Para o curador Nuno Faria, o autor dos trabalhos é “um artista com muita intensidade, trabalho de muita prática e reflexão”, acrescentando que, aliado ao local que acolhe a exposição, permite mostrar “a energia das coisas”.

Segundo a mesma nota de imprensa da Câmara, o espaço quARTel será em breve alvo de uma intervenção de regeneração e ampliação para acolher a coleção privada de arte contemporânea portuguesa de Fernando Figueiredo Ribeiro, “que vai passar para a fruição pública”.

festas porto alto

A comissão de Festas do Porto Alto, na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente, espera milhares de visitantes para os festejos em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, que se realizam de 20 a 24 de julho e em que todos os eventos serão ao ar livre e com entrada gratuita.

Em termos musicais, a animação faz-se com um Tributo aos Xutos & Pontapés e os concertos com Nemanus, The Pilinha, Daniel, Xana Carvalho e Edna Pimenta.

O touro bravo é  cabeça de cartaz no programa mais ligado à festa brava, que prevê nove largadas num recinto com mais de 1 hectare (um campo de futebol) de emoção e aficion.

São esperados alguns dos melhores recortadores nacionais. Jovens que toureiam touros em pontas e com mais de 400 kilos, apenas com o corpo sem capote nem proteções. 

"Esta é a verdadeira arte e a nossa tradição", explica José Guilherme, campino e antigo recortador, hoje colaborador da organização responsável pela seleção dos touros que serão da ganadaria Santo Toiro do ganadeiro Dilário Cavaco.

A novidade desta edição das festas será uma demonstração de toureio e de pegas, na manhã de domingo, com a participação dos alunos da nova Escola de Toureio de Samora Correia e jovens forcados samorenses.

Haverá também provas de campinos e a picaria à vara larga na manhã de sábado, 21 de julho, com a participação de dezenas de campinos e cavaleiros amadores de várias casas agrícolas numa competição saudável. 

Arraiais populares, fado e folclore animam a tradicional noite da sardinha assada no sábado. Haverá sardinha, pão e vinho oferecidos aos visitantes como é tradição. "A sardinha está muito cara, mas vamos continuar com esta tradição apelando às pessoas para comerem à vontade mas não levarem para casa", refere João Salema, coordenador da comissão de voluntários que trabalha há um ano para que tudo corra pelo melhor.

Em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe haverá iniciativas religiosas todos os dias com realce para a Procissão em Honra da Padroeira que terá lugar na tarde de domingo. Este é o momento de devoção em que um silêncio profundo acompanha centenas de fiéis no cortejo pelas ruas do Porto Alto.

Nuno Cardoso da organização garante que o objetivo é atingir o nível do ano passado que contou com cerca de 20 mil visitantes. 

santaremINSTR2semana

Pela segunda semana consecutiva, o “In.Downtown” vai levar vários concertos de música em simultâneo em vários espaços do centro histórico da cidade de Santarém, na noite de quinta-feira, 19 de julho.

As “Cartaxo Sessions”, com concertos dos “Ecstatic Vision” e “Two Pirates and a Dead Ship”, vão animar a Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha), ao passo que o grupo ‘’The Nomand Band’’ passa pelo largo Padre Francisco Nunes da Silva (Largo Padre Chiquito), e a Loja das Tradições, no Largo do Seminário, recebe o saxofone de Pedro Santos Rosa.

No Pátio 102, na Rua Capelo e Ivens, a Escola Profissional de Imagem de Lisboa apresenta o espetáculo de teatro ‘’Portugal Medieval (… é bestial)”, e também na rua Capelo e Ivens, junto a São Nicolau, há “Artes” do Atelier Árvore da Vida”, e fados, no TasCá.

Pelo meio, não vão faltar os sons do Quarteto Nelson Pisco pelas ruas do centro histórico.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis