chamusca appmicromineiro slide

Cultura

granho

A localidade de Granho, no concelho de Salvaterra de Magos, vai estar em festa de 28 a 31 de julho. O programa de animação promete música, comes e bebes, sardinha assada, vacada, fogo de artifício, jogos tradicionais e Dj’s, em quatro dias da Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima.

O arranque está programado para 28 de julho (sexta-feira) pelas 19h00 com a abertura do arraial. Na noite de sexta-feira haverá procissão das velas, a atuação do Rancho Folclórico do Granho, baile com Borges e Nelson, sardinha assada. Concerto com Banda Red e ainda vacada e a abertura do Espaço Jovem, com o DJ Peter M.

No dia 29 de julho (sábado) há serviço de restaurante a partir das 12h00 e, ao final da tarde, realiza-se o hastear da bandeira, seguido de vacada. A partir das 21h00 realiza-se um Baile com o Duo C&D, a atuação do Grupo Modas Nossas e as danças de salão do Clube Desportivo Salvaterrense. Para as 23h00 está marcado concerto com o grupo Raízes do Minho, seguido de uma sessão de fogo de artifício e do concerto de Pedro SYL. Vacada e DJ Nana, no Espaço Jovem, completam o programa.

O dia 30 de julho (domingo) é dedicado às atividades religiosas com Missa e Procissão em honra da padroeira, a partir das 17h00. À noite (21h00) atua o Duo Top Mix, as MC Company e David Antunes. Destaque ainda para o leilão de fogaças e para a animação no Espaço Jovem com DJ N’LEE.

Para o último dia de festejos, 31 de julho, está prevista uma tarde dedicada aos jogos tradicionais e vacada. À noite (21h00) arranca o baile com Jorge Paulo e Susana, seguindo-se o concerto com Rosinha. O Espaço Jovem recebe, na noite de encerramento, o DJ Tiago.

rancho vale brejo

O Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Vale do Brejo, freguesia de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja, vai organizar no dia 29 de Julho de 2017 o seu XXXIX Festival Nacional de Folclore

O encontro  animará a localidade com as danças e os cantares típicos de algumas regiões do país. Juntar-se-ão ao Rancho “Os Camponeses” de Vale do Brejo, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro da Cova (Gondomar), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Mira (Mira), o Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês” (Coimbra) e o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso (Azambuja).

A receção aos grupos e a apresentação de boas-vindas terá lugar pelas 17h00, na Junta de Freguesia de Aveiras de Cima. Pelas 20h30 decorre o desfile pelas ruas de Vale do Brejo seguindo-se a atuação dos grupos pelas 21h30.

santaremjoaocutileiroexposicao

"Registo 1952-2017" é o nome da exposição de fotografia que João Cutileiro vai apresentar no Palácio Landal, em Santarém, a partir do próximo dia 27 de julho,com inauguração marcada para as 18 horas.

Natural de Lisboa, mas a viver e trabalhar em Évora, João Cutileiro é escultor e fotógrafo, sendo o responsável pelas imagens das suas esculturas.

Foi um dos primeiros fotógrafos a realizar exposições do seu trabalho e desenvolveu essa atividade com bolseiro e profissional em Londres.

A mostra ficará patente até dia 31 de agosto.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões