chamusca princepezinhocms banner carnaval

Notícias Breves

Breves

Os Cinquentões 2019 vão realizar a 4ª festa do arroz e do coscorão no bar e restaurante do pavilhão de festas de Vila Chã de Ourique, concelho do Cartaxo, no próximo dia 2 de fevereiro, a partir das 18 horas.

A animação será assegurada pela Tintus Brass Band e pela Universidade Sénior do Cartaxo, a partir das 20 horas, numa festa de entradas livres.

“Proteção das indicações geográficas e das denominações de origem” é o nome do seminário que vai decorrer no Cnema, em Santarém, no dia 6 de fevereiro, organizado pela Associação QUALIFICA / oriGIn Portugal, em colaboração com o Movimento Internacional oriGIn - Organization for an International Geographical Indications Network.

As Indicações Geográficas (IGs) dos produtos agro-alimentares, dos vinhos e das bebidas espirituosas “são figuras centrais da Política Agrícola Europeia, face ao papel que têm nas exportações da União, ao potencial económico que representam e por serem ferramentas indispensáveis de desenvolvimento e de sustentabilidade do meio rural e do ambiente”, explica um comunicado de imprensa do Cnema.

“Mudanças de Estação” é o nome da exposição de desenho e gravura de Joana Geraldes que vai estar patente na galeria municipal do Entroncamento entre os dias 19 e 31 de janeiro.

Joana Geraldes, natural do Entroncamento, formou-se em desenho de equipamento na Faculdade de Belas-Artes e rematou os estudos na mesma escola, com um mestrado em Desenho, apresentando, nesta mostra, um conjunto de registos gráficos ligado aos bairros ferroviários.

“A Casa – Património Cultural” é o nome da exposição temática que vai estar patente na galeria municipal de Almeirim a partir de sexta-feira, 18 de janeiro, ficando patente ao público até ao próximo dia 22 de fevereiro.

A montagem e organização desta mostra é da responsabilidade da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural do Concelho de Almeirim (ADPHCCA), que vai fazer uma apresentação formal da exposição no dia da inauguração, às 16 horas, no salão nobre da Câmara de Almeirim.

O centro cultural Gil Vicente, no Sardoal, vai acolher uma sessão de esclarecimento sobre a praga da vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, no dia 26 de janeiro, às 16 horas.

A sessão, que terá como oradora a Andrea Chasqueira, da Associação de Apicultores do Litoral Centro, pretende informar a população sobre os perigos da espécie e os procedimentos a tomar em caso de suspeita da sua presença.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves