chamusca baguncadabanner tasquinhas2017

Notícias Breves

Breves

A nascente do Almonda e o rio Alviela vão ser um dos principais cenários da 21ª edição do “Challenger Nersant”, a já tradicional prova de desporto aventura direcionada para empresas, que este ano se vai realizar nos dias 19 e 20 de maio, nos concelhos de Torres Novas e Alcanena.

A associação empresarial, que está a ultimar e a definir todas as provas do challenger, e que têm o team building e provas de orientação como base, já anunciou que o arranque do evento vai ser feito junto às suas instalações, na Várzea de Mesiões, em Torres Novas.

A biblioteca municipal Alexandre O’ Neill, em Constância, e o Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE) vão realizar um curso de iniciação às técnicas de restauro do livro nos próximos meses de maio e junho, podendo as inscrições, que são limitadas a 18 participantes, ser formalizadas até ao próximo dia 19 de maio.

A formação será ministrada por Maria do Céu Ferreira, mestre em conservação e restauro pela Universidade de Coimbra, e o curso, que tem uma carga horária de 40 horas, é destinado a bibliotecários, arquivistas, antiquários, alfarrabistas, bibliófilos, artesãos e outros interessados no tema.

O “Prazer de Ler” é o tema geral da semana da leitura em Constância, evento que vai decorrer de 27 a 31 de março, e que tem por objetivo “promover o livro e a leitura, elevar os níveis de literacia dos mais novos e criar hábitos de leitura na escola, na família e nos tempos livres”, segundo uma nota de imprensa da autarquia.

Alda Serras, Paulo Condessa, Cristina Taquelim e Alice Cardoso são os escritores, contadores de histórias e atores que estarão presentes em quatro bibliotecas da rede de bibliotecas do concelho, onde serão dinamizadas sessões para todos os alunos desde o pré-escolar ao 12º ano.

O Programa de Apoio a Coletividades do Concelho de Abrantes (FINAbrantes) vai atribuir cerca de 353 mil euros a associações do concelho, durante o ano de 2017, com o objetivo de apoiar as atividades realizadas pelas diferentes entidades nas áreas da cultura, desporto, eventos, juventude e intervenção social

Do bolo total, 153 mil euros destinam-se à cultura, 109 mil euros serão para a ação social, 70 mil euros para eventos, e quase 20 mil euros para a área da juventude.

O habitual atendimento de um jurista da DECO aos munícipes do concelho de Santarém durante o próximo mês de abril realiza-se nos dias 3 e 17, nas instalações do núcleo de informação autárquico ao consumidor (NIAC), na antiga Escola Prática de Cavalaria, entre as 9h30 e as 12h30.

O serviço é gratuito, ao abrigo do protocolo estabelecido entre a autarquia scalabitana e a associação de defesa do consumidor, mas os interessados têm que fazer marcação prévia pelos números de telefone 243 304 408 (NIAC) ou 243 329 950 (DECO).

Carnaval Samora Correia - Fotos João Dinis

×